Google vai incorporar sistema operacional para PCs Chrome ao Android, afirma jornal

0

A Alphabet, holding do Google, planeja incorporar o sistema operacional Chrome para computadores pessoais ao sistema móvel Android. Os engenheiros da empresa já estão trabalhando há cerca de dois anos para unificar os sistemas operacionais, e a previsão é que o novo programa seja lançado em 2017, embora uma versão preliminar deva ser liberada no início do próximo ano, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto disseram ao The Wall Street Journal.

O Android é o sistema operacional mais usado no mundo e equipa mais de 1 bilhão de telefones celulares e outros dispositivos móveis fabricados por dezenas de empresas. Já o Chrome é utilizado em computadores, principalmente em laptops, chamados de Chromebooks, mas está presente em menos de 3% dos PCs, de acordo com pesquisa da IDC.

Para analistas, a mudança é um reconhecimento de que as diferentes abordagens de computação incorporadas por Android e Chrome não são mais relevantes para o Google. O Chrome foi o esforço do Google para trazer a web e a experiência de uso chamada de browser-centric para os PCs, em que os usuários podem acessar todos os softwares e aplicativos através do navegador Chrome instalado em seus laptops. O Android, por sua vez, tem uma abordagem quase retrô dentro da empresa, porque é focado em dispositivos móveis que só funcionam quando o software e aplicativos são baixados para eles.

A combinação dos dois sistemas operacionaios, segundo os analistas, é uma tentativa do Google de fazer com que o Android opere no maior número possível de dispositivos. Hoje, o sistema funciona em telefones celulares, tablets, televisores e sistemas de infotainment em veículos. Adicionando a capacidade de operar também em laptops, o sistema operacional poderá aumentar consideravelmente a base de usuários do Android. Isso deve ajudar o Google a atrair mais desenvolvedores externos que querem desenvolver aplicativos.

A nova versão do Android também vai possibilitar que os usuários de PC acessem a loja de aplicativos Google Play, a qual oferece mais de 1 milhão de apps, disseram as fontes. Segundo elas, o Chromebook vai ter um novo, mas ainda indeterminado, nome. Mas o Google pretende manter o nome Chrome para o seu navegador de internet, que funciona em PCs e dispositivos móveis, disseram. As fontes também adiantaram que o Chrome OS permanecerá como um sistema operacional de código aberto, que pode ser usado por fabricantes de laptops, e os engenheiros do Google continuarão a mantê-lo e atualizá-lo.

A Microsoft adotou uma abordagem semelhante, criando versões de seu sistema operacional Windows 10 para PCs e telefones celulares, permitindo que alguns aplicativos rodem em ambos os dispositivos.

Projeto antigo

O CEO do Google, Sundar Pichai, que liderou o desenvolvimento do Chrome em 2009, disse a analistas durante uma conferência na semana passada que a "mobilidade como um paradigma de computação irá eventualmente se mesclar com o que nós imaginamos como do desktop hoje".

Há muito tempo circulam rumores de que o Google irá combinar os dois sistemas operacionais. Um indício disso foi quando, em 2013, Pichai assumiu a responsabilidade pelo Android, bem como Chrome, após a mudança do cofundador do Android, Andy Rubin, para um projeto de robótica. No ano passado, o CEO nomeou Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de engenharia para o Android, para também supervisionar o Chrome.

E os primeiros resultados dessa mudança começam a aparecer. Em setembro, o Google anunciou um tablet para ambiente de trabalho chamado Pixel C, que opera com Android. É o primeiro dispositivo da linha Pixel de laptops e tablets sem o sistema operacional Chrome. Apesar de pertencerem a mesma "linhagem", o software open-source Linux, o Android e o Chrome têm diferenças significativas e combiná-los não será nada fácil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.