Assespro-RJ questiona meta do Plano Nacional de Banda Larga

0

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet da regional Rio de Janeiro (Assespro-RJ), Ilan Goldman, avalia que o Brasil tem uma oportunidade de ouro com a Copa do Mundo de 2014 para ampliar a cobertura de banda larga nas cidades-sede dos jogos. Ele disse que não acredita, entretanto, no cumprimento da meta de implantação contida no Plano Nacional de Banda Larga.
"Não sei se vai ser viável para o país todo, mas, ao menos para as cidades que vão receber a Copa do Mundo, isso é inevitável. É o ponto de partida, porque a nossa banda larga não é tão larga assim. É um pouquinho estreita", brincou Goldman.
Ele salienta que em razão da Copa do Mundo a conexão em banda larga terá de ser ampliada para atender os locais de realização de jogos, devido ao compromisso assumido pelo governo brasileiro com a Federação Internacional de Futebol (Fifa).
O Plano Nacional de Banda Larga prevê investimentos públicos e privados em cinco anos da ordem de R$ 75 bilhões para elevar o número de acessos à internet de alta velocidade no país dos atuais 19 milhões para 90 milhões em 2014. "Você não tem hoje esgoto no país inteiro e vai ter banda larga no país inteiro? Acho que isso aí está um pouco longe. Não dá para acreditar", disse Goldman.
Ele acha que a demora na expansão da abrangência da banda larga tem sua vantagem, na medida em que o mundo está mudando a cada dia e a tecnologia evolui. Goldman acredita que isso implicará em redução de custos e menor complexidade na implantação do plano. "O tempo favorece e o sistema, daqui mais à frente, pode passar a ser uma coisa trivial", raciocina.
Segundo o presidente da Assespro-RJ, o importante é que sejam avaliados os riscos e estudadas as experiências anteriores para que o plano possa ser implantado sem problemas e tenha um alcance maior. "Para nós, quanto mais banda existir no país inteiro, melhor. E com qualidade", concluiu. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.