Dicas de segurança para programar sites

0

Nunca se falou tanto em segurança na Internet. Independente dos avanços tecnológicos e das inovações que visam assegurar o usuário é imprescindível estar sempre atento. Tomar alguns cuidados ao realizar qualquer tarefa que seja na web é sempre uma boa atitude. Empresas procuram contratar profissionais não somente para criar, mas também para programar seus sites. Isso possibilita um maior dinamismo em que haja interações entre o visitante e a base de dados.

Na programação de um site as exigências quanto à segurança também existem. Ao programar uma página na web, por exemplo, existem diversas formas e linguagens. Java, C++, .NET, ASP e PHP são as mais utilizadas. E para cada uma delas são utilizadas ferramentas e parâmetros diferentes.

Para uma boa programação é necessário fazer um código limpo, sem comentários desnecessários, utilizar nomes de variáveis, métodos e classes identificáveis a todos os programadores. É importante ressaltar que se deve também evitar utilizar uma classe única que realiza todos os procedimentos no site/programa.

É inapropriado utilizar qualquer método de programação não referenciado e testado pela documentação da linguagem escolhida. O desenvolvedor deve sempre verificar as documentações para se atualizar sobre novas vulnerabilidades que foram descobertas e sempre estar informado a respeito de novas versões da linguagem de desenvolvimento.

É importante salientar que para garantir sua eficácia ao programar um site com total segurança é necessário uma preparação adequada, como cursos direcionados. Com uma especialização, é possível diferenciar linguagens de programação específica para sistemas operacionais Windows (linguagem .NET, ASP e ASPX) e Linux (linguagem PHP).

Porém, antes de começar a programar um site com seus componentes, módulos ou plugins, se for o caso, é bom conhecer algumas precauções que devem ser tomadas para evitar um alvo fácil para hackers que adoram explorar falhas de segurança. Geralmente caso a programação contenha funções não seguras, pessoas de má fé podem facilmente alterar informações do site diretamente na programação, por meio de diversas formas de invasão, alterando todo o conteúdo.

Além da segurança, para uma boa programação existem itens que contam a favor como simplicidade, nitidez, clareza, leveza, informações atualizadas e resumidas, relacionamento com os usuários, rapidez e uso de imagens ilustrativas. Com certeza uma boa programação influencia positivamente nos negócios da empresa.

Já uma programação ruim provoca vulnerabilidades no site e no servidor em que o mesmo está hospedado. Além disso, o mesmo possui todas as informações expostas e está suscetível a alterações das mesmas e até mesmo da divulgação de informações importantes. Temos como exemplos: e-mail marketing, mala direta, cadastro de usuários e e-commerce.

Portanto, a lição de casa é atenção! Ao programar um site na Internet cada detalhe faz toda diferença. O segredo está em se atentar a componentes macro como segurança, rapidez e atualização para complementar e acrescentar outras características que são geradas a partir desta como divulgação, acessibilidade, e informação. Saber diferenciar o que beneficia e traz uma boa repercussão é fundamental e só agrega boas expectativas, tanto para a empresa quanto ao usuário. Bom para ambas as partes!

*Eduardo Shuto é gerente geral da Ananke, empresa especializada em hosting gerenciado de alta disponibilidade para campanhas de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.