HP amplia estratégia de cloud computing

0

A HP anunciou nesta quarta-feira, 30, em Viena, na Áustria, um amplo programa de tecnologia, ensino, apoio e de suporte para as empresas investirem em cloud computing. Como parte do projeto ela também firmou acordos com empresas como Alcatel-Lucent, SAP e Microsoft, para ofertas de soluções específicas. A estratégia, batizada Hybrid Delivery, pretende fazer com que, com o uso da computação em nuvem, quer seja pública ou seja privada, as empresas possam ter mais agilidade nos negócios e acelerar iniciativas na oferta de serviços. "Nosso objetivo é entregar opções que possam reduzir custos, com segurança, dando mais rapidez ao 'time to value' das empresas", disse Steve Dietch, vice-presidente de coud solutions da HP.

A solução de Cloud Systems da HP está baseada numa camada de infraestrutura convergente (servidores, armazenamento, redes), outra chamada de IT Infomation Suite, que prevê a entrega das aplicações, automatização, monitoração do serviço e segurança, problema número 1, quando se fala em adoção de cloud computing. E por ultimo, a camada de transformação do negócio. "Oferecemos uma solução fim a fim para as empresas", afirma Dietch. Aliado a isso, a HP envolveu a divisão de financial services para costurar um programa com diretores financeiros (CFOs) e CIOs para a elaboração de um road map de adoção de cloud computing, mostrando questões como Capex (investimento de capital) versus Opex (custos de operação), redução de custos, de investimentos e riscos de negócios.

Uma peça importante nessa estratégia é o programa que prevê treinamento e consultoria, baseados em duas vertentes, tecnologia e negócios. Por meio dele, as empresas poderão fazer provas de conceitos, simulação de aplicações e gerenciamento de mudanças antes delas entrarem em produção, além obter certificações em centros de excelência especialmente montados para serem disseminadores e aceleradores dos conhecimentos "da nuvem". A HP já possui três centros de excelência montados por regiões geográficas, além dos montados por seus parceiros de negócio. "Na Europa, já temos 21 centros de excelência gerenciados por nossos parceiros", explica Terence Ngai, diretor de marketing de enterprise cloud solutions da HP.

Um dos resultados imediatos do programa da HP foi a digitalização de toda a obra do ex-Beatles Paul MacCartney, colocada numa solução baseada em cloud computing da empresa. O web site do artista inclui uma grande quantidade de fotos de várias fases de sua carreira, todos os discos e filmes que podem ser vistos on-line pelos fãs. Numa área "jukebox" o fã pode fazer um remix pessoal com as músicas disponíveis, criando sua própria versão. Além de informações sobre a vida de Paul, há fotos de objetos e memorabilia. Esse estudo de caso foi apresentado nesta quarta-feira, 30, na seção que marcou o encerramento do HP Discover 2011, que reuniu mais de 5 mil clientes e profissionais na cidade de Viena, na Áustria, por dois dias. Segundo Lee Eastman, executivo sênior da MPL Communications, empresa do artista, Paul se envolveu com entusiasmo para colocar a quantidade de acervo e detalhes de sua carreira no web site (www.paulmaccartney.com)

Acordos com fornecedores

Como parte do projeto, a HP firmou um acordo global com a Alcatel Lucent para oferecer soluções baseadas na nuvem aos provedores de serviços de comunicações. A HP será responsável pelo fornecimento de infraestrutura virtualizada e a Alcatel, pelos serviços de rede. "Um provedor de games poderá, por exemplo, contratar os serviços no modelo 'as a service', de acordo com o volume, velocidade e variação de número de jogadores, típicos desse ramo de negócio", explicou Ngai.

Com os fornecedores de software, a HP fechou uma acordo para que os clientes possam testar uma mudança de versão, novos templates, treinar os usuários nas novas features, fazer consolidação de versões, testar novas funcionalidades etc., de maneira que as atividades não interfiram nas tarefas diárias da área de TI, pois o ambiente estará disponibilizado na nuvem e pago no modelo como serviço.

Com a SAP, a companhia está ampliando a parceria.  Eric Clark, vice-presidente de enterprise applications da HP, disse que a versão SAP ECC-6 está trazendo muitos clientes que estão testando a nova versão, antes de implementá-la. O mesmo acontece com o SAP-CRM que permite aos usuários um rápido "deployment" das aplicações. "Oferecemos uma 'sandbox', um espaço onde os clientes podem estressar suas aplicações, sem interferir na infraestrutura e na rotina operacional. A mesma solução está disponível para usuários do CRM Dynamics, da Microsoft, no modelo de nuvem privada, cujos primeiros testes começaram em abril. Agora o serviço pode ser usado por desenvolvedores que trabalham com a plataforma MS-Azure, em que, num ambiente seguro, podem fazer testes e desenvolvimentos.

Ainda no começo de 2012, a HP deve anunciar um acordo com a Oracle, nos mesmos moldes, antecipa Clark, acrescentando que essa solução ajuda os fornecedores de software a acelerar a adoção de novas versões, além de não impactar os clientes na questão de investimento de capital para contratação ou alocação de infraestrutura adicional.

Mais lançamentos

Durante o Discover 2011, a HP fez cerca de dez lançamentos de produtos e serviços em áreas de negócios consideradas estratégicas. No de plataforma de informação, o software IDOL -10 – Next Generation Information Plataform, promete organizar e analisar 100% dos dados estruturados e não estruturados, para a tomada de decisão com informações consistentes. O HP Autonomy Appliance extrai os metadados de qualquer tipo de dados ou fontes como, por exemplo, tags, links, formulários, históricos etc., de forma massiva e rápida.

No segmento de social intelligence, a HP ajuda as empresas a otimizar a experiência, gerenciando sua reputação, marca e dados que permitem avaliar e melhorar os produtos oferecidos aos clientes. Com a plataforma Vertica Analytics as empresas podem integrar a solução na infraestrutura existente e assim obter informações criticas para a melhoria de negócios. A HP oferece não só a infraestrutura, mas também a consultoria para determinar os requerimentos exigidos e as melhores opções de estratégia para atender os consumidores.

A linha de armazenamento Converged Storage também tem uma nova família de storage, o StoreOnce, voltado para o segmento de big data, que tem como características grande volume de dados, com modelos indicados para serviços de deduplicação que trabalham na velocidade de 28 TB por hora, que junto com a solução DataProtector, o que traz velocidade de backup e elimina ao mesmo tempo espaço desnecessário com dados duplicados.

Para o mercado de clientes médios, ela anunciou o appliance XP X5000 G2 Network Storage Systems, que traz mais simplicidade e eficiência no gerenciamento de conteúdo da informação, suportando até 10 mil usuários e com capacidade de expansão de 100 TB num único sistema. Para otimizar performance, foi lançada uma nova solução do HP IT Performance Suite, que permite gerenciar maior número de KPIs (indicadores de performance), automação e entrega de aplicações. Ele está integrado com as soluções de BSM – Business Service Management e ALM – Application Lifecycle Management da própria fabricante.


*o jornalista viajou à Áustria a convite da HP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.