FTC e Comissão Europeia se reúnem para discutir práticas anticompetitivas do Google

0

Na próxima semana, o Google será tema de discussão entre o presidente da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), Jon Leibowitz, e o chefe da Comissão Europeia, Joaquin Almunia. De acordo com o The Wall Street Journal, pessoas próximas ao assunto revelaram que a reunião ocorre na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, e abordará, entre outras questões, se o Google abusou da sua posição dominante no mercado de buscas na internet para favorecer seus próprios serviços, causando danos aos concorrentes. Um porta-voz da FTC confirmou que Leibowitz está na Europa para resolver vários assuntos, mas se recusou a confirmar a reunião.

Os órgãos reguladores investigam separadamente as supostas práticas anticoncorrenciais do gigante das buscas. A FTC está sendo pressionada para que tome uma decisão sobre a investigação da empresa nas próximas semanas, enquanto Leibowitz declarou que a Comissão Europeia chegará a uma conclusão sobre o caso até o fim do ano. Já um funcionário da Comissão Europeia disse que o caso não será resolvido neste prazo. "Está longe de ser certo que nós vamos anunciar a próxima etapa de nossa investigação sobre o Google antes do fim do ano", disse o funcionário, acrescentando que as negociações continuam.

Diversas empresas acusam o Google de usar o domínio que detém no segmento de buscas para promover seus próprios produtos e serviços. Além disso, recentemente o site foi acusado de apagar avaliações de usuários em sites rivais, sem permissão. O gigante das buscas, por sua vez, disse que sua política foi sempre em conformidade com a legislação de direitos autorais. Desde o início das acusações, a empresa vem negociando com a FTC e a Comissão Europeia e oferecendo sugestões de mudanças em suas políticas.

O porta-voz do Google, Adam Kovacevich, declarou que: "Continuamos a trabalhar em cooperação com a FTC e a Comissão Europeia e nos disponibilizamos a responder a quaisquer perguntas que possam ter".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.