Internet não corre risco de ser desligada no Brasil, afirma Renesys

0

Tudo indica que autoridades do governo sírio foram responsáveis por desligar a internet do país para impedir manifestações contra o regime do presidente Bashar Al-Assad. A rede mundial foi tirada do ar na quinta-feira, 29, segundo a Renesys, companhia que monitora o tráfego online de todo o mundo. Ciente de que essa medida pode ter causado apreensão entre internautas de países sob regime de exceção, a Renesys divulgou em seu blog corporativo, nesta sexta-feira, 30, uma análise sobre a infraestrutura da internet em todo o mundo, bem como um mapa de probabilidade de controle governamental sobre a rede.

Como se sabe, a internet foi desenvolvida por departamentos militares e universidades norte-americanas para ser uma rede de comunicação capaz de sobreviver até mesmo a ataques nucleares. Sua estrutura, em formato de rede, permite que as informações nela trafegadas "contornem" pontos de interrupção. Então, como é possível um governo desplugar todos dentro de sua fronteira? Pessoas de países em conflito, como o Egito, por exemplo, devem estar alertas e correm o risco de acontecer algo parecido?

Segundo a companhia, a chave para a sobrevivência da internet está nessa descentralização, mas o problema é que ela não é uniforme em todo o mundo. Em alguns países, como é o caso da Síria, todo o acesso internacional aos serviços de comunicações são fortemente regulados. Há uma ou duas empresas com licenças oficiais para trafegar voz e dados online. Nestas circunstâncias, seria algo trivial para o governo determinar o desligamento da internet: com apenas algumas ligações telefônicas, ele pode desativar servidores centrais e facilmente deixar sua população completamente offline.

A classificação da Renesys sobre os riscos de um controle sobre a internet coloca o Brasil como "resistente", ao lado dos Estados Unidos, Canadá, Argentina e a maior parte da Europa, somando 32 países. Todas esses países possuem mais de 40 provedores em seus territórios. Caso uma ordem de derrubar a conexão fosse emitida, muitos agentes independentes teriam que ser coagidos a obedecê-la ou fisicamente atacados para que a solicitação fosse executada. São as chamadas “grandes economias da internet”.

Com até dez provedores de internet, estão 133 países em que o risco de interrupação é considerado severo e alto risco, como é o caso da Tunísia, Algéria, Líbia, Etiópia, Egito, entre outros. Na América do Sul, Paraguai, Uruguai e Bolívia estão nessa categoria, em o dano a um único cabo ou uma única camada física de um provedor é capaz de destruir toda a infraestrutura de conexão. Entre dez e 40 provedores, estão os países com baixo risco de terem a conexão interrompida. Este é o caso da Índia, Israel, Equador, Chile, Vietnã e até mesmo a China, onde a internet está sob controle governamental. O mapa com os países e seu grau de risco pode ser acessado neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.