Em 2023, 11% das linhas móveis serão 5G no Chile, segundo a GlobalData

0

Nos próximos cinco anos, a próxima geração de tecnologias móveis IMT-2020 (5G) deverá começar seu desenvolvimento na América Latina. No caso do Chile, a quinta geração celular aparecerá em 2021, somando esse ano pouco menos de 200 mil assinaturas, no entanto um forte crescimento a levará a se tornar a terceira tecnologia móvel em total de linhas em apenas dois anos, de acordo com projeções oferecidas pela GlobalData para a 5G Americas.

Desta forma, no ano de 2023 a 5G alcançará 3,2 milhões de linhas no Chile, ou seja, uma participação de 11% no total de assinaturas móveis. A 4G será dominante absoluta, com um total de 70% do total de linhas celulares, seguida da 3G com 15%. Enquanto a segunda geração manterá apenas 4% de assinaturas.

Jose Otero, diretor da 5G Americas para América Latina e para o Caribe, ressaltou que "para que a quinta geração (5G) de tecnologias móveis possa ser uma realidade no Chile, é necessário que se dissipe a incerteza que existe atualmente em torno do espectro radioelétrico. Um cronograma claro para que a disponibilidade de frequências permitirá um adequado planejamento por parte da indústria, para acompanhar o salto tecnológico que dará o mundo móvel nos próximos anos.

Smartphones

Os dispositivos inteligentes (smarpthones) no Chile irão somar até o final deste ano 11,5 milhões ou 44% do total de assinaturas ou telefones, enquanto que 14,8 milhões (56%) correspondem a feature phones ou telefones com capacidades multimídia não inteligentes. Em 2023, a relação se inverterá, com 64% de linhas em smartphones e 36% em features phones. Outras conexões móveis incluem tablets, dispositivos para acesso à internet e conexões entre máquinas (M2M) ou IoT (Internet das Coisas).

M2M / IoT

As linhas M2M / IoT também terão um avanço nos próximos anos. Em 2018, esse tipo de conexão totaliza aproximadamente 845 mil linhas, e elas deverão passar para 1,2 milhão de acessos até o ano de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.