Texas anuncia chip para TV móvel digital

0

A Texas Instruments acaba de anunciar que as soluções de TV digital single-chip para telefones celulares já estão sendo distribuídas aos seus clientes em todo o mundo. Os chips, batizados pelo sugestivo nome de Hollywood DTV, são os primeiros da indústria, segundo a fabricante, a integrar o sintonizador e o demodulador móvel de TV em uma única peça de silício utilizando o processo de fabricação de 90 nanômetros.

A empresa prevê que antes do fim deste ano, o consumidor já deverá ter acesso aos primeiros telefones celulares com o chip Hollywood. ?A equipe de desenvolvimento do Hollywood conseguiu uma verdadeira façanha ? em menos de três dias, o silício inicial já estava operacional, recebendo conteúdo de TV digital?, afirma Gilles Delfassy, vice-presidente sênior de TI e gerente geral da Unidade de Terminais Wireless da empresa.

?Espera-se que, a exemplo do que as câmeras acopladas aos telefones fizeram com o mercado de telefonia móvel 2,5G, a TV móvel massifique a adoção da terceira geração (3G) da telefonia móvel aumentando significativamente os lucros tanto das emissoras de TV como das operadoras de telefonia celular?, completa Delfassy.

?A transmissão de TV para telefones celulares já começa a encontrar seu espaço de mercado em todo o mundo. Para integrar essa função aos telefones celulares, a solução precisa reunir tamanho reduzido, baixo consumo de energia e baixo custo. Normalmente, a funcionalidade de TV necessita de três chips individuais para lidar com a radiofreqüência, as bandas de freqüência pré-modulação e a memória, mas as restrições mencionadas sugerem que os fornecedores que contarem com uma solução integrada em um único chip oferecerão um valioso diferencial de mercado aos seus parceiros fabricantes de celulares?, disse Alan Varghese, principal analista da ABI Research.

Os primeiros dois produtos da família Hollywood DTV são o DTV1000 e o DTV1001. Ambos possibilitam que a TV móvel e seus serviços relacionados alcancem rapidamente o mercado de massa a um custo mais baixo para o consumidor final. Segundo a Texas, os chips Hollywood suportam os padrões abertos da indústria atendendo aos requisitos dos usuários no mundo todo. Além disso, os dois modelos possuem interface com a família OMAP de processadores de aplicações da Texas, oferecendo imagem clara, som estéreo e qualidade de vídeo igual a dos aparelhos de TV convencionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.