Arquitetura SOA é comparável ao surgimento da interface gráfica

0

O modelo de web services despontou, nos últimos anos, como a forma mais evoluída do conceito de web-top; ou seja uma nova abordagem de TI que encara a conexão à web como o centro das interações de negócios.

No patamar mais avançado desta nova concepção, desponta agora a arquitetura SOA (ou Service Oriented Architecture). Concebida para garantir maior adaptabilidade das empresas frente ao dinamismo do mercado, a arquitetura SOA busca definir os serviços como sendo o vértice obrigatório de todas as preocupações relativas ao conjunto de informações e comunicações das empresas.

Ao oferecer interoperabilidade em larga escala, garantindo flexibilidade tecnológica e adaptação às mudanças do ambiente de negócio, a SOA representa um passo nada pequeno.

O poder de alinhar necessidade de TI e negócio é, realmente, o grande trunfo desta nova arquitetura. Nela, as aplicações e sistemas são vistos como classes de componentes de negócios, os quais são dotados de modularidade e re-usabilidade. E que podem ainda ser facilmente orquestrados – e de maneira flexível ? para formar processos automatizados de negócios.

Não seria exagero demais afirmar que a SOA representa uma transição no mundo de TI, comparável à que ocorreu com a interface intuitiva (surgida como o sistema Apple e depois com o Windows) ou com o aparecimento dos sistemas client-server e da computação orientada a objetos.

À medida que o suporte a Web services se torna presente em um maior número de aplicações e plataformas de desenvolvimento, a atenção se volta para a necessidade de criação de uma coerência entre estes elementos.

A arquitetura SOA procura tornar possível a re-configuração dinâmica de serviços ?on the fly?, facilitando a mudança na lógica dos serviços à medida que os negócios mudem. Fala-se aqui, portanto, em ?re-configuração? e não mais de ?re-codificação?, como na abordagem tradicional.
Para tanto, a solução tem que prever o desenvolvimento distribuído, não apenas nas fronteiras da própria corporação, mas também para além dela.

Foi para dar respostas a tais requisitos que a indústria mundial ? sob a liderança da Progress- concebeu uma espécie de infra-estrutura SOA ?pré-moldada? e capaz de catalisar os diferentes web-services e sistemas similares numa esteira de produção única e amigável em todos os níveis. Surgiu assim o conceito de ESB ? Enterprise Service Bus – especialmente desenvolvido para suportar uma enorme variedade de tipos de integração de projetos.

O modelo ESB oferece não só as vantagens da adoção de padrões (como os mencionados web-services),mas vai além. Gera uma gama de benefícios, tais como agilidade, flexibilidade, confiabilidade, rastreabilidade, escalabilidade e facilidade de gerenciamento. Por isto, o conceito vem ganhando cada vez mais adeptos, existindo hoje milhares de empresas no mundo que adotaram essa solução na busca de integração entre serviços através de mensagens.

Luiz Cláudio Menezes é diretor geral da Progress Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.