Expandir em pelo menos 50% a receita e, no mínimo, em 30% o quadro de funcionários são as principais metas estabelecidas pela BoldCron Technologies para este ano. Segundo o diretor presidente, Marcos Arruda, o foco da empresa será direcionado para produtos e serviços de grande escala, entre eles o NotaNet, voltado a atender o mercado de nota fiscal eletrônica (NF-e). Também fazem parte da estratégia da empresa disputar uma posição mais representativa no setor de TI e para isso ela vai concentrar esforços em seu sistema internacional de pagamentos on-line, o Bpag, e na maior penetração em ambientes com arquitetura orientada a serviços (SOA) utilizando SAP NetWeaver.
Arruda adianta que a BoldCron prepara ainda duas parcerias estratégicas, uma voltada para o acesso a mercados internacionais e outra ao setor público. Outro projeto consiste na expansão das atividades da empresa rumo à região Sul. Atualmente, as operações da BoldCron estão concentradas no Sudeste, principalmente em São Paulo. ?Há uma expectativa de contratação de novos funcionários da ordem de 30% em relação ao quadro atual, apenas no primeiro trimestre. Esse reforço será necessário para atender à demanda esperada com as novas unidades de negócios e a série de parcerias e novos canais comerciais abertos em outras regiões do país?, afirma o executivo.
Segundo Arruda, ao longo de 2006, a empresa direcionou esforços para estruturar parcerias complementares, que trouxeram benefícios técnicos, comerciais e de gestão. Ele destaca, por exemplo, a parceria com a Sub1, empresa argentina de TI especializada em pagamentos on-line. ?O resultado foi a transferência de conhecimentos, o desenvolvimento de produtos complementares e a abertura de novas oportunidades na América Latina?. Arruda também ressalta a importância da parceria em serviços com a SAP, que foi decisiva para a participação em projetos de NF-e da Petrobras e Gerdau ? os dois grupos hoje se beneficiam de soluções em assinatura digital para operações com NF-e desenvolvidas pela BoldCron. Grupo Fischer, Citrosuco, Baixa Hits, Natura, Vivo, UOL, HP e Buscapé são algumas das empresas que também passaram a integrar a carteira da BoldCron a partir de 2006.
?Registramos um crescimento de 50% em nosso faturamento ao longo de 2006. O resultado, que deve superar a média de expansão do mercado de TI no Brasil, foi possível graças à redução da participação do custo operacional em relação à receita. Essa reorientação ajudou a empresa a aprimorar o foco das suas operações e aprimorar a eficiência das atividades?, afirma Arruda.
Ainda segundo o diretor, previsões iniciais sinalizavam que o mercado brasileiro de TI alcançaria um movimento financeiro da ordem de US$ 16,2 bilhões, alta de 14,9% em relação a 2005. ?Essa marca certamente foi superada. Segundo estimativas do Instituto Sem Fronteiras (ISF), o mercado brasileiro de TI movimentou R$ 21 bilhões somente nos primeiros seis meses do ano, superando, portanto, a projeção para 2006 e apresentando um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2005.?
O diretor explica que, em 2006, em função das eleições presidenciais, houve uma maior concentração de compras por parte do setor público e das estatais. O mercado privado, por sua vez, não ficou parado e apresentou forte movimento de integrações, BI e outsourcing, fruto dos investimentos feitos em projetos de reimplantação e adição de novos módulos de ERP realizados em 2005. ?Assim, esperamos um crescimento muito acelerado em 2007 da receita em serviços de desenvolvimento e integração, como um efeito natural da renovação de base de ERPs que ocorreram em 2004 e 2005.?
Além da expansão no mercado doméstico, Arruda ressalta que a maioria dos países da América Latina ainda dispõe de muitos nichos praticamente inexplorados, especialmente o composto por pequenas e médias empresas. Paralelamente às estratégias de negócio, a BolCron pretende intensificar ações voltadas à responsabilidade social.