Escrituração digital deve impulsionar uso de certificados digitais

0

Instituído na semana passada por decreto do governo federal, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) promete ser uma das maiores aplicações da certificação digital do país, abrangendo desde a escrituração contábil e fiscal até a nota fiscal eletrônica (NF-e). ?Todas essas áreas usarão a certificação digital para garantir a autenticidade da identidade de quem assina ou emite o documento?, disse o gerente nacional de certificação digital do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Nilson Costa.

Costa explica que o Sped Contábil, por exemplo, vai fazer que os livros contábeis Diário e Razão sejam preenchidos no meio digital. ?Assim, entra em cena a certificado digital para validar arquivos com a escrituração contábil, que deverão ser assinado digitalmente pelo representante legal e pelo contabilista responsável.?

Para o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, com o Sped, o contribuinte brasileiro ganhará segurança, redução de custos e facilidade de armazenamento. ?Ao mesmo tempo, o governo terá a vantagem de acelerar o processo dos ilícitos tributários. Seguramente, essa é uma das iniciativas de maior abrangência para o uso da certificação digital?, avalia Martini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.