Gesac tem crescimento de mais de 4.000% no uso do VoIP

0

O Ministério das Comunicações anunciou que, no período de um ano, a transmissão de voz pela internet aumentou mais de 4.000% por meio do Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão), programa de inclusão social do governo federal. Segundo o Minicom, o tempo de uso do serviço aumentou de 2.111 para 89.066 minutos, entre dezembro de 2005 e dezembro de 2006. Cada ligação, nesse período, passou a durar 7,7 minutos ? eram 4,8 minutos.

?Nos últimos meses tem ocorrido um aumento nessas ligações. A unidade que mais as tem utilizado fica na Ilha de Trindade (ES), a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira. Como lá não há telefone, não existe outra forma de comunicação por voz ou jeito de acessar a internet ? só por meio do Gesac?, informou o diretor de Serviços de Inclusão Digital do ministério, Heliomar Medeiros de Lima.

O aumento registrado na utilização do recurso de transmissão de voz sobre o protocolo de internet (VoIP) é atribuído pelo ministério ao trabalho de capacitação no uso da tecnologia, feito pelos implementadores sociais do Gesac, e da distribuição de dispositivos de voz que vem sendo feita pelo Minicom.

O ministro Hélio Costa quer ampliar o número de usuários que dispõem, gratuitamente, dos computadores do programa Gesac para fazerem as ligações. Ele garantiu que, até julho, serão entregues mais 462 dispositivos de voz, entre telefones IP e adaptadores de telefones analógicos, conhecidos como ATA.

Atualmente, o Gesac atende, com conexão em banda larga, cerca de 3,3 mil pontos, localizados em 2,1 mil municípios. Segundo Lima, eles estão em comunidades indígenas e quilombolas, e em escolas rurais. O estado que tem o maior número de pontos de presença é Minas Gerais, com 454. Em seguida vêm Ceará, São Paulo e Bahia, com cerca de 250 pontos cada. Roraima, com 22 pontos, tem o menor número desses estabelecimentos.

?Estamos no meio de um processo de licitação para completar 8 mil pontos de conexão. Com isso, nós os levaremos a todos os municípios do país?, acrescentou Lima. A expectativa do ministério é atender a mais de 6,4 milhões de pessoas.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.