Faculdade de Medicina da USP intensifica uso de tecnologia

0

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, através da disciplina de Telemedicina, está utilizando recursos tecnológicos de ponta como suporte as atividades cirúrgicas e educacionais. As soluções adotadas são baseadas em tablets PC, baseados na plataforma móvel Centrino, da Intel, sistema de voz sobre IP (VoIP) e até videoconferência.

Uma das aplicações diz respeito à comunicação virtual com o paciente que, após um procedimento cirúrgico, fica na UTI do hospital. Uma enfermeira munida com um tablet dotado de sistema de áudio e videoconferência pode a interagir com os parentes e amigos do paciente por meio de um computador instalado na recepção.

O tablet PC pode usado, também, pelo médico no centro cirúrgico para escrever laudos e interagir com outros especialistas durante a realização de uma cirurgia, via VoIP. Com esses recursos é possível, ainda, acessar a base de informação central do paciente e verificar os diversos exames realizados. Para tanto é preciso a instalação de uma rede sem fio no ambiente hospitalar.

?O acesso à informação reduz o tempo na sala de cirurgia e, conseqüentemente, o tempo de internação. Essa ferramenta proporciona uma tomada de decisão mais rápida e precisa dentro do centro cirúrgico?, disse o professor Dr. Chao Lung Wen, coordenador geral da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, acrescentando que a agilidade permite uma menor agressão ao paciente e, conseqüentemente, uma recuperação mais rápida.

Nas salas de aula os quadros interativos estão sendo substituídos por tablets PC sem fio na transmissão de informações para a tela. Com essa ferramenta os professores podem se movimentar e apresentar diversos materiais de apoio aos alunos. Além disso, eles utilizam recursos de computação gráfica para mostrar os detalhes do corpo humano. O dispositivo permite a apresentação das imagens tridimensionais do projeto ?Homem Virtual?, criado pela Faculdade de Medicina da USP com servidores de computação gráfica baseadas em processadores Intel. Alunos de outras regiões do país também podem assistir às aulas e acompanhar as animações à distância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.