Nota Fiscal eletrônica começa a ser emitida nesta segunda-feira

0

A partir desta segunda-feira (3/4) entra em operação a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que irá substituir a nota fiscal em papel em seis estados brasileiros (Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Maranhão e São Paulo). A NF-e foi lançada oficialmente na sexta-feira, em cerimônia realizada na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com a presença de autoridades e representantes de associações de empresas, contabilistas e entidades civis.

De acordo com o secretário da Fazenda de São Paulo, Luiz Tacca Junior, a NF-e será mais um importante instrumento da fiscalização no combate à sonegação fiscal. O projeto prevê a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico, simplificando as obrigações tributárias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real, pelo Fisco, das operações comerciais das empresas.

Para as empresas, a emissão da NF-e representa a possibilidade de eliminar os custos com formulários contínuos, impressão e armazenamento de documentos em papel por cinco anos, conforme determina a legislação. Além disso, reduz o tempo de espera dos caminhões nos Postos Fiscais de fronteira, pois a Secretaria da Fazenda de destino já terá a informação da operação, evitando o tempo atualmente gasto de digitação de notas fiscais.

Nessa fase de piloto, o projeto contou com a participação de 19 empresas de diversos ramos de negócios. Para o segundo semestre, após a avaliação dos resultados do projeto, a intenção é ampliar o número de empresas usuárias da NF-e, com foco especial no controle da cadeia do setor de combustíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.