Empresas destacam a importância de aprimorar o atendimento tradicional

0

O investimento em tecnologia e o foco na inovação são quesitos imprescindíveis para melhorar o nível do serviço de atendimento ao cliente, mas o que pode fazer a diferença na qualidade de um contact center são fatores como planejamento, capacitação de atendentes, integração de mídias sociais e canais de contato, estratégia e marketing, entre outros.

Esta é a opinião unânime de executivos de grandes empresas que operam seus próprios call centers, que participaram de um debate, nesta terça-feira, 31, no Fórum Call Center + CRM 2015, evento promovido pela TI INSIDE Online, em São Paulo.

Para Juliano Tubino, diretor de marketing da Netshoes, maior empresa de comércio eletrônico de artigos esportivos do Brasil, o que funciona para uma organização de qualquer área é ter estratégias claras no uso dos canais de contato para estágios diferentes do cliente. Ele cita que é preciso saber o que fazer para o recrutamento, engajamento e a fidelização do cliente. "É necessário saber quanto o cliente vale e quanto a empresa vai investir em termos de engajamento para que se tenha a retroalimentação ou, melhor, a previsibilidade da venda."

Na GVT, recentemente adquirida pelo grupo Telefónica, a palavra de ordem é inovação, segundo Elevi Rodrigues, diretor de CRM da operadora de telecomunicações. "Nosso foco é como entregar tecnologia para uso do cliente", salienta ele, acrescentando que, com o crescimento acentuado de pequenos novos empreendedores, a disponibilidade de uma infraestrutura de alta velocidade, confiável, é um diferencial de mercado.

Já no atendimento, segundo Rodrigues, as pessoas querem a solução imediata para seu problema. Por isso, diz ele, a GVT vem investindo pesadamente em novas tecnologias para aprimorar a experiência do cliente. No ano passado, a operadora concentrou o foco no autosserviço, como URA simplificada, um novo portal e mídias sociais. Para 2015, o plano é a instalação de sistema de inteligência artificial, soluções de real time decision e de gestão com big data. A meta com isso é reduzir o atendimento humano dos atuais 58% para cerca de 50% ainda neste ano.

Na opinião de Valeria Sandei, CEO global da Almawave, braço do grupo italiano de BPO (business processo outsourcing) e Tecnologia AlmavivA, o potencial das mídias sociais é muito forte é pode fazer a diferença. Mas, segundo ela, embora as empresas invistam muito para desenvolver a automação, o aspecto crucial é como melhorar o atendimento tradicional. "Para isso, as empresas precisam ter uma visão conjunta das mídias sociais e, ao mesmo tempo, investir para aprimorar o atendimento tradicional."

A avaliação da CEO da Almawave é corroborada pelo diretor adjunto de inovação e canais digitais da Ticket, Fabricio Saad. Na visão dele, o consumidor não pode ter a sensação de que quando recorre à empresa por meio de um canal digital o atendimento é bom, mas quando acessa o call center tradicional o atendimento é ruim.

O executivo explica que a Edenred, que controla a Ticket, tem como estratégia investir em soluções que possibilitem aplicar todas as tecnologias a favor do atendimento ao usuário. Ele cita como exemplo a criação da Edenred Virtual Assistant, conhecida como Eva, assistente virtual da Ticket desenvolvida para solucionar dúvidas sobre seus produtos e serviços, e que ajudou a reduzir as chamadas ao call center da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.