Responsabilidade compartilhada e resíduos sólidos

0

Em uma sociedade sustentável, para a qual estamos nos encaminhando, assuntos relativos ao meio ambiente e ao bem-estar social estão sempre na pauta de discussão. Porém, mesmo nas empresas mais engajadas nos conceitos de sustentabilidade, não é tão simples lidar com certos problemas que já são inerentes ao nosso dia a dia. Na área de tecnologia, por exemplo, um dos pontos que tem sido muito discutido é o destino dos resíduos sólidos, como equipamentos, acessórios ou suprimentos tecnológicos que não possuem mais utilidade.

Pela matéria-prima utilizada nestes produtos, eles não poderiam ser destinados em lixos recicláveis. Por isso, houve a intervenção do governo para definir critérios na gestão do descarte. Diante deste cenário, surgiu a ideia de responsabilidade compartilhada, trazida primeiramente pela Lei Federal de Resíduos Sólidos 12.305/10, na qual todos os agentes envolvidos na produção, comercialização e consumo de produtos industrializados são responsáveis pelo destino adequado dos produtos.

Pelo artigo 30 desta Lei, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos abrange os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, assim como consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, e será implementada de forma individual e encadeada. A responsabilidade compartilhada é a base da política nacional de resíduos sólidos, já que traz as obrigações de todos os envolvidos na logística reversa dos produtos em fim de vida.

Ao considerarmos o meio ambiente um direito de todos e, portanto, colocando todos como responsáveis por sua manutenção, torna lógica a escolha da responsabilidade compartilhada nesta cadeia de logística reversa. Porém, a responsabilidade compartilhada ainda é genérica e não traz definições específicas das responsabilidades ou ações que os agentes envolvidos deverão desempenhar, mesmo incluindo todos como responsáveis pelo recebimento, transporte e reciclagem dos resíduos definidos em lei.

Na prática, o papel de cada agente envolvido no processo será definido por acordos setoriais ou decretos e por ser trabalhada em cadeia, a responsabilidade tem o intuito de trazer toda a sociedade e o Poder Público para o cumprimento da legislação ambiental. A Lei Nacional de Resíduos Sólidos imputa as mesmas obrigações ao consumidor, que deve fazer o descarte correto dos seus produtos usados em fim de vida; e ao próprio setor público por incentivos e ações que fomentem e auxiliem o cumprimento da Lei 12.305/10.

A ideia da responsabilidade compartilhada está presente nas demais legislações estaduais ou municipais já existentes que abordam resíduos sólidos. Municípios como Curitiba, João Pessoa e o Estado de São Paulo já possuem legislações próprias que trazem como base o compartilhamento da responsabilidade de todos os agentes envolvidos na logística reversa. E essa é uma tendência de todas as legislações acerca do tema. Resta a nós, dentro desta cadeia, fazermos a nossa parte para que esta iniciativa seja mais uma mudança cultural do que política, prevalecendo assim o bom-senso sobre a conquista de um mundo mais sustentável.

José Bublitz é diretor da ABRADISTI (Associação Brasileira de Distribuidores de TI)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.