Lembre-se: O 'não' você já tem

0

Ideias maravilhosas todo mundo tem. E o tempo todo. Soluções para resolver problemas na empresa surgem aos montes em qualquer papo de corredor. De um recém-formado em aplicativos móveis até o profissional que acabou de se aposentar, todos são fonte inesgotável de ideias, o primeiro pensando em desenvolver um aplicativo que será a próxima sensação do mercado, e o segundo, em montar o negócio que sempre quis.

Se fosse possível levar adiante as sugestões que todo mundo tem, a grande maioria delas sucumbiria por falta de viabilidade — técnica ou financeira —; outra parte das sugestões seria irrealizável pela desistência no meio do caminho de seus idealizadores; e outro tanto, por fim, pelo medo do "não".

Quantas vezes você se pegou pensando em uma solução para um problema, mas, por falta de coragem, nunca falou para o seu chefe?

Infelizmente, para a grande maioria das pessoas, o medo de receber um não é muito mais forte do que a felicidade de receber um sim. Muitos passam a vida com uma ideia que jamais sairá do papel por medo de fracassar.

Mas o que impede a maioria das pessoas de tentar? Onde está o bloqueio entre o ir em frente ou passar a vida achando-se injustiçado, lamentando que nunca teve uma oportunidade?

A trava está no medo em assumir os riscos que são consequências da atitude de colocar em prática a sua ideia. Por exemplo, o máximo que pode acontecer, se entrar na sala do chefe e der uma ideia que não o agrade, é ser demitido; o melhor é ser promovido, mas como o medo da demissão é maior que o da promoção, a maioria nem tenta.

Muitas vezes, o que falta não é coragem, é planejamento. Nada adianta entrar na sala do chefe com uma ideia maravilhosa sem saber como colocá-la em prática. Experimente planejar antes, detalhadamente, o que pretende sugerir. Perceberá que para as sugestões factíveis, a possibilidade de aceitação é maior do que se imagina.

O medo de recomeçar aos sessenta anos é ainda maior, pois é praticamente impensável arriscar a reserva financeira conseguida durante a vida. Para empreender, não se pode pensar em investir tudo que se tem e correr o risco de perder. Depois de muito planejar, deve-se reservar um capital que, caso perdido, não abale as estruturas financeiras da família.

O desafio do "sim" é cercado de incertezas e medos. Todos sonham em chegar lá, mas poucos têm consciência do trabalho e da persistência necessária para conseguir. Outra coisa que a maioria das pessoas esquece quando tem uma ideia e acredita que ela mudará a sua vida é que não só de coisas boas é feito o sucesso. Quando se sonha, só se pensa no lado bom, afinal queremos coisas grandes com problemas pequenos, esquece-se, porém, dos problemas da nova posição.

O certo é que de que vale a vida se não tentarmos buscar a felicidade diariamente? Com certeza a dor causada pela frustração de não ter tentado será muito maior do que aquela de quem tentou e fracassou.

E você, está pronto para enfrentar o desafio do sim?

*Alberto Marcelo Parada é formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.