Decreto muda relação consumidor-empresa, dizem especialistas

0

O decreto assinado pelo presidente Lula, que regula os serviços de atendimento ao consumidor (SACs), ou call centers, vai revolucionar o relacionamento entre empresas e clientes. Essa é a expectativa de entidades da sociedade civil e representantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, presentes na cerimônia no Palácio do Planalto.

Para o promotor de Justiça José Antonio Baeta, que responde pelo Procon de Minas Gerais, as novas regras funcionarão como um "divisor de águas". Isso porque, segundo ele, o atendimento nos call centers concentra grande parte das reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

Conforme Baeta, a dificuldade de cancelamento do serviço é a maior dor de cabeça do cliente. O decreto ataca a questão, ao obrigar as empresas a colocar essa opção e os efeitos do fim do contrato terão de ser imediatos. "A partir de agora, teremos meios de aferir a qualidade do atendimento ao consumidor", comemorou.

O promotor explicou que o Ministério Público (MP) pode inclusive ingressar com ação civil pública para que a empresa promova a melhoria nos SACs, impondo pagamento de indenização ou ainda paralisação das atividades. "Quanto menor a demanda, maior a qualidade na prestação do serviço".

Promotor do MP do Rio de Janeiro, Rodrigo Terra considerou o decreto um "avanço impressionante" responsável por "colocar o Brasil na vanguarda da defesa do consumidor". "Ele engloba todos os problemas: desde a dificuldade de falar com o atendente, até o cancelamento", elogiou.

Com as novas regras, a defensora pública do Rio Grande do Sul e coordenadora-executiva do Procon gaúcho, Adriana Burger, espera que os órgãos de proteção ao consumidor sejam desafogados. Ela explicou, no entanto, "o caminho das pedras" para aqueles que, mesmo com o decreto, enfrentarem problemas com os SACs.

De acordo com Adriana, para exigir seus direitos, o cliente deve primeiro procurar o próprio fornecedor, depois os órgãos de proteção, como os Procons, e, não dando, certo o judiciário. "O Procon vai estabelecer um processo administrativo para aplicar uma multa e vai encaminhar esse cliente ao poder judiciário. Se ele for carente, deve procurar a Defensoria Pública".

O gerente-jurídico do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Marcos Diegues, garantiu que o órgão vai fiscalizar o cumprimento do decreto. "O Idec tem entre seus objetivos fazer testes comparativos e pesquisas sobre produtos e serviços. As empresas que nos aguardem", alertou.

Segundo ele, dois exemplos bem simples demonstram a grandiosidade da iniciativa do governo e colocarão a relação entre cliente e empresa em um novo patamar. "Só o fato de no primeiro menu você ter acesso a cancelamento e à possibilidade de falar com um ser humano, para nós, consumidores, dá a dimensão do que esse decreto representa", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.