NSA tem ferramenta que pode vigiar "quase tudo" que o internauta faz na web, diz jornal

0

Na luta que trava para tentar evitar sua extradição para os Estados Unidos, o ex-técnico da CIA Edward Snowden parece ter ainda muita munição estocada contra o governo americano. Dois meses depois de denunciar a existência do programa de espionagem Prism, da Agência Segurança Nacional (NSA) dos EUA e do FBI (polícia federal americana), o jornal britânico The Guardian, para o qual ele passou as informações em primeira mão, revelou nesta quarta-feira, 31, detalhes sobre o que seria uma das mais poderosas ferramentas de espionagem da NSA — o X-Keyscore, que estaria sendo usada inclusive no Brasil, a qual permite a analistas da inteligência daquele país supervisionar "quase tudo o que um usuário comum faz na internet".

De acordo com o jornal inglês, o X-Keyscore é considerado pela NSA como o de maior amplitude, já possibilita que as agências vejam o histórico de navegação dos internautas e monitorem, em tempo real, e-mails, buscas na web, sites, redes sociais e praticamente qualquer atividade online de um usuário.

Uma apresentação de 32 páginas, datada de fevereiro de 2008, explica o que é o X-Keyscore, ferramenta que, aliás, é mencionada em outro documento da NSA vazados por Snowden. Algumas das páginas foram ocultadas, supostamente por descrever detalhes das operações que o ex-técnico da CIA preferiu não revelar. O relatório estima que havia 850 bilhões de "eventos de chamada" coletados e armazenados nos bancos de dados da agência de segurança, e cerca de 150 bilhões de registros de internet.

Em resposta ao The Guardian, a NSA afirmou que as "alegações de acesso generalizado e sem controle de coleta de dados simplesmente não são verdadeiras". Segundo a agência, o X-Keyscore, bem como todas as outras ferramentas analíticas da NSA, é limitado apenas às pessoas que necessitam de acesso para suas tarefas.

A NSA ainda qualificou o programa como parte de sua estratégia contra o terrorismo, afirmando que a ferramenta foi útil para que os EUA prendessem mais de 300 terroristas. "Esses tipos de programas nos permitem coletar as informações para realizar nossas missões com êxito, para defender a nação e para proteger as tropas americanas e aliadas no exterior", conclui a agência em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.