Softex cria programa de internacionalização para empresas de software e serviços de TI

0

BRASÍLIA — A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) apresentou na última terça-feira, 30, o Programa Internacionalização e Competitividade (Inter-Com) para apoiar empresas dos setores de software e serviços de TI. Desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em 2011, o programa tem como objetivo transformar as empresas brasileiras de tecnologia em players globais.  

De acordo com o coordenador de estratégia de mercado da Apex, Juarez Leal, a meta é estabelecer uma estrutura de internacionalização de empresas exportadoras. "Temos que prestar este apoio, pois uma coisa é fazer a exportação, outra é iniciar uma operação. A internacionalização exige investimento contínuo", explica. De acordo com o executivo, é fundamental que o empresário que quiser atuar em outros países tenha conhecimento da cadeia de valor internacional. Isso significa conhecer e definir a proposta de valor, que compreende a gestão de stakeholders, talentos e liderança e modelo organizacional.

O programa, que nesta edição levará as empresas a atuarem no mercado dos Estados Unidos, também mostra aos empresários as oportunidades e desafios enfrentados no processo de internacionalização, e inclui depoimentos de representantes de empresas com negócios fora do Brasil. Também são apresentadas as ferramentas de apoio à promoção comercial desenvolvidas pela Apex.

Segundo o presidente da Softex, Ruben Delgado, "atualmente, 30 empresas participam desse projeto. Nossa meta é fazer com que 20 delas abram operações nos Estados Unidos até 2015". Ainda de acordo com ele, esta é uma boa oportunidade para quem quer ampliar seus negócios. "Agora, estamos dando um passo além da exportação. Chegou o momento de ampliarmos o escopo de nosso trabalho não apenas no incremento das vendas das soluções brasileiras no exterior, mas também na ampliação física de nossas companhias em importantes mercados internacionais", comenta.

O vice-presidente executivo da entidade, Marcos Mardacaru, explica que o programa foi adequado às necessidades do setor de TI. Para chegar ao formato, a Softex firmou um acordo com a Fundação Dom Cabral, que resultou no desenvolvimento de uma metodologia específica para identificação do grau de maturidade empresarial das organizações, no universo das empresas de software e serviços de TI. "Nosso objetivo é identificar quais companhias já estão maduras o suficiente para planejar o estabelecimento de uma base física em outros países", destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.