Pesquisa revela que a internet traz resultados de marca

0

Pesquisa para avaliar a campanha ?Tanto Faz?, encomendada pelo portal MSN Brasil, Fiat e Agência Click à Dynamic Logic, empresa que realiza estudos de branding na internet, recentemente adquirida pela Millward Brown, revela que apesar de apenas 0,5% das pessoas clicarem em banners, 96% do retorno sobre investimentos de mídia na internet vêm exatamente de quem não clica nas peças.

A campanha ?Tanto Faz? anunciava o lançamento de carros bicombustível (flex) da Fiat. Foram entrevistados cerca de 1,2 mil consumidores durante dois meses de veiculação, entre abril e maio deste ano. O estudo mediu atitudes e percepções de consumidores diante da peça publicitária e da marca Fiat, comparando um grupo influenciado pela publicidade on-line com outro não exposto a esse meio. Esta é a única diferença entre os grupos, pois as entrevistas foram aleatórias, todas coletadas na web durante o mesmo período.

No Brasil, embora as agências e clientes ainda controlem a eficácia das ações de comunicação por meio da taxa de click through (CT%), isso não significa que o consumidor deixe de ser exposto à marca, mensagem ou conceito, de acordo com a Dynamic. ?Esse estudo trata a internet como os anunciantes o fazem em relação a outras mídias tradicionais, investigando o que acontece nas mentes e corações de pessoas, não apenas averiguando se interagiram ou não com uma peça publicitária?, diz Marcos Swarowsky, gerente de marketing do MSN Brasil.

Este é o primeiro estudo realizado no país sobre os efeitos de uma campanha on-line sobre uma marca. "Pessoas que foram expostas à campanha on-line, mas que lembram de ter visto a campanha na TV e em outros meios como revista e jornal também apresentaram importantes incrementos. Isso mostra que existe um efeito complementar positivo. A internet ajuda a maximizar o investimento em outras mídias", afirma Pedro Cabral, presidente da especializada Agência Click.

Para Cabral, a pesquisa da Fiat é um "marco, pois é a prova de que hoje em dia é imprescindível contar com a internet dentro de um mix de mídia, ao lado de espaços tradicionais. Hoje, no Brasil, 30 milhões de consumidores usam a internet, a maioria deles com alto poder de compra".

OS RESULTADOS DA PESQUISA

O meio on-line gerou resultados de marca efetivos, acima da média mundial dos 180 estudos do setor automotivo, já realizados em outros países pela Dynamic. Todas as métricas pesquisadas foram incrementadas com a campanha on-line, principalmente a associação da mensagem ?Tanto Faz?.

Os melhores dados foram observados no principal target demográfico da Fiat ? pessoas de 26 a 35 anos.

– 22% de aumento na associação de ?Tanto Faz?;
– 17% de aumento na intenção de compra.

A internet contribuiu ainda para agregar confiabilidade e agilidade à marca, confirmando indícios de que o meio, naturalmente, cria uma associação positiva a atributos como confiabilidade e agilidade.

– Marca em que confio: 7% de aumento;
– Marca ágil em lançamentos: 6% de aumento.

A campanha aumentou a intenção de compra (uma das métricas mais difíceis de atingir) entre aqueles que pretendem trocar de carro em períodos de seis e 12 meses, um reflexo de que o meio on-line traz resultados tanto em longo prazo quanto em curto prazo.

– 7% de aumento na intenção de compra para quem pretende trocar de carro nos próximos seis meses;
– 4% de aumento na intenção de compra para quem pretende trocar de carro nos próximos 12 meses.

Os diversos formatos de anúncio na internet, Rich Media, DHTML e Over the Page contribuíram na associação da mensagem e nos resultados de curto prazo como intenção de compra, gerando efeitos positivos para Fiat.

– DHTML e Over the Page aumentaram 40% a associação da mensagem ?Tanto Faz?;
– DHTML gerou aumento de 12% na intenção de compra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.