Justiça dos EUA quer barrar a compra da T-Mobile pela AT&T

0

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) entrou com uma ação para barrar a compra da T-Mobile, pertencente à alemã Deutsche Telekom, pela AT&T, num negócio avaliado em US$ 39 bilhões. O grupo de telecomunicações pode ser impedido de adquirir a operadora de telefonia móvel sob a alegação de danos à competição e formação de monopólio no mercado.
O diretor da Comissão Federal de Comunicações do país (FCC, na sigla em inglês), Julius Genachowski, divulgou comunicado no qual destaca que o pedido do DOJ teve como base o argumento de que a aquisição "irá diminuir significativamente a competitividade no mercado, violando leis antitruste do país".
O negócio bilionário criaria uma gigante de telefonia móvel. A justificativa da AT&T é que, com o negócio, poderá levar seu serviço a todas as áreas dos Estados Unidos. Entretanto, com o fim da T-Mobile USA como rival de mercado, o DOJ acredita que haveria um prejuízo no incentivo a preços menores e melhor qualidade do serviço.
A AT&T divulgou nota em que se diz "surpresa e desapontada" com a decisão. O DOJ, contudo, deixou portas abertas para uma adaptação do negócio. "Se eles quiserem resolver os problemas que nos preocupam, iremos ouvi-los. Abrimos o processo para barrar a compra e iremos prosseguir com ele no tribunal", afirmou Sharis Pozen, diretor do Departamento Antitruste do órgão.
Na quarta-feira, 31, a AT&T anunciou planos de trazer de volta aos EUA cerca de 5 mil postos de trabalho do call center da T-Mobile, após a conclusão da compra. O anúncio foi feito horas antes da divulgação da ação aberta pelo DOJ.
Mais tarde, a alemã T-Mobile afirmou que está preparada para levar até o fim a venda da unidade norte-americana à AT&T, enfatizando seu desapontamento com a decisão. A empresa divulgou que não tem interesse em investir no mercado americano, pois seu foco principal é o crescimento do mercado europeu de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.