Sony, Hitachi e Toshiba anunciam fusão de unidades de LCD

0

As gigantes japonesas Sony, Hitachi e Toshiba anunciaram nesta quarta-feira, 31, que irão unir suas áreas de produção de telas de cristal líquido (LCD) para criar uma empresa, a Japan Display, após a realização da separação (spin-off) de suas respectivas divisões.
A formação da joint venture será financiada por um fundo do governo japonês e vai resultar na maior empresa de telas de LCD para smartphones e câmeras, com 22% de participação no mercado, de acordo com estimativa da DisplaySearch.
O fundo Innovation Network Corporation irá investir 200 bilhões de ienes (equivalente a US$ 2,6 bilhões) para ter 70% de participação na nova empresa, e os três fabricantes irão dividir, em partes iguais, os 30% restantes, segundo comunicado oficial. O negócio ainda terá de obter o sinal verde de órgãos antitruste do Japão, mas a expectativa é que eles aprovem a operação, já que a estratégia do governo japonês é fortalecer a indústria local.
A Japan Display será comandada por diretores contratados fora do quadro de funcionários das empresas, e a expectativa é que a formação da empresa seja concluída até junho do ano que vem. O documento oficial fala em investimento em novas linhas de produtos, com estimativa de faturamento de 750 bilhões de ienes ( cerca de US$ 9,8 bilhões).
O governo japonês vem encorajando os fabricantes do país a consolidar sua presença no cenário global para competir com empresas asiáticas que tem conseguido espaço de destaque, como a coreana Samsung, que hoje lucra mais que qualquer empresa japonesa. O dinheiro público para investimentos privados, especialmente em indústrias voláteis, pode, contudo, prejudicar de vez a luta do Japão para reduzir sua crescente dívida pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.