CCEE aumenta a eficácia dos processos de modelagem de dados

0

A Câmara de Comercializaçãode Energia Elétrica (CCEE) é uma associação civil sem fins lucrativos, responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no País. Com o objetivo de atingir a excelência na viabilização das atividades de comercialização de energia, a instituição criou em 2006 a célula de administração de dados na cooperação de gestão de arquitetura, responsável por gerenciar todos os dados de sistemas, tratando a informação como um diferencial competitivo.

Utilizada para especificar as regras de negócios e as estruturas de dados, a modelagem faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e é de vital importância. Com a criação da célula de administração de dados, a CCEE definiu processos e padrões de modelagem de dados suportados por uma ferramenta que, com o tempo, passou a não mais suprir as necessidades da companhia. A CCEE passou a procurar, portanto, uma solução que refletisse toda a customização já estabelecida na ferramenta utilizada anteriormente e que fornecesse flexibilidade para a criação de novos processos, otimizando o trabalho operacional para acompanhar o crescimento demandado ao departamento.

Para suprir essas necessidades, a CCEE adquiriu, em dezembro de 2009, vinte licenças do ER Studio, solução de engenharia, análise e otimização para modelagem de dados da Embarcadero, companhia de fornecimento de ferramentas de banco de dados e de desenvolvimento de software.

“A interface de migração de modelos, a flexibilidade de customização, através da implementação de macros utilizando VBA, e o dicionário de dados compartilhado foram alguns dos fatores que influenciaram positivamente na escolha pelo ER Studio”, afirma Dario de Almeida, gerente de tecnologia da informação da CCEE. O executivo ainda destaca que o custo de aquisição e de manutenção das licenças foi essencial no processo de adoção da ferramenta.

A solução foi implantada em um mês e meio e, para a CCEE, o principal desafio foi atender em tempo recorde as demandas já planejadas e com prioridade estabelecida. “Além da migração dos modelos em tempo recorde, capacitamos aproximadamente setenta usuários”, explica Almeida.

Dentre os resultados alcançados com software, Almeida destaca: “com a implantação do ER Studio conseguimos aumentar consideravelmente a qualidade na entrega do modelo de dados para avaliação, a diminuição do SLA, a minimização de erros no trabalho operacional de validação, que antes era feito manualmente e, ainda, ampliar a possibilidade de customização de outras ações operacionais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.