Rede social promove o reúso de água

0

A CH2M HIL lança o WaterMatch, site destinado a promover as vantagens do reúso de efluentes resultantes do tratamento de esgoto industrial e residencial por indústrias e empresas agrícolas. Ele utiliza recursos de redes sociais e mapas geoespaciais para conectar empresas de tratamento de esgoto e consumidores industriais de água.
Uma vez conectados (o sistema exige um cadastro simples), os usuários poderão utilizar o mapa do WaterMatch para encontrar plantas de tratamento próximas às suas atuais ou futuras unidades e, por meio das ferramentas de rede social disponíveis, entrar em contato com as companhias responsáveis pela operação dessas plantas.
O reúso de água?
As estatísticas globais alertam que 1,2 bilhão de pessoas não têm acesso à água tratada e outras 2,4 bilhões não têm acesso a saneamento básico. A escassez de água e seus impactos na vida das pessoas, nos ecossistemas e mesmo nos negócios estão diariamente estampados nos veículos de comunicação. Olhando adiante, o crescimento da população mundial irá aumentar o número de mananciais de água ameaçados ao redor do mundo.
O reúso de água é uma maneira comprovadamente eficiente para a conservação de recursos hídricos, com inúmeros benefícios para as comunidades, empresas e o meio ambiente. Atualmente, os percentuais de reúso são baixos. De acordo com a Global Water Intelligence, o índice de uso de efluentes tratados é de 14% nos Estados Unidos e na China, 11% na Espanha e 4% no México. O objetivo do WaterMatch é oferecer meios para que indústrias e empresas agrícolas interajam com os municípios, e passem a utilizar os efluentes em suas operações, a fim de diminuir o número de novas ligações com fontes de água limpa.
“Estamos lançando o WaterMatch para desencadear um movimento pioneiro, que irá promover o progresso por meio de parcerias e projetos na prática”, afirma o vice-presidente da CH2M HILL, Jan Dell. “Esse espaço virtual de encontros permitirá ações locais com impactos globais.”
A iniciativa WaterMatch conta com o apoio de mais de 200 organizações em todo o mundo vinculadas ao World Business Council for Sustainable Development (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), além da Ipieca (associação global das empresas de óleo e gás para assuntos sociais e de meio ambiente) e de diversos municípios. 
“Iniciativas como a do WaterMatch representam um grande passo na direção do gerenciamento responsável da água e de parcerias efetivas entre as indústrias e as cidades. É grande a nossa satisfação em participar desse projeto”, diz Jon Freedman, executivo da GE Power & Water, Water & Process Technologies.
A utilização do WaterMatch é gratuita. A privacidade dos dados fornecidos pelos municípios e empresas, ao se cadastrarem no sistema, é garantida pela CH2M HILL. “Nossa motivação é simples: promover os benefícios do reúso de água nos dias de hoje. Acreditamos que muitas pessoas e profissionais vão se juntar a essa iniciativa e, a partir daí, os encontros devem acontecer e estimular ainda mais a economia no uso e a preservação de nossas reservas de água e do meio ambiente”, reforça Dell.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.