Google e Yahoo se revoltam com suspeita de invasão da NSA a seus data centers

1

O diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, Keith Alexander, manifestou-se nesta quinta-feira, 31, sobre informações de que a agência teria invadido secretamente os principais links de comunicação que ligam a rede interna do Google e Yahoo ao redor do mundo. Alexander declarou que as informações divulgadas são "incorretas" e que seria ilegal a interceptação desses dados pela agência. Ele destacou, ainda, que o acesso aos dados são feitos mediante autorização judicial.

Apesar da NSA negar as denúncias que constam em documentos obtidos pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, publicadas pelo jornal The Washington Post na última quarta-feira, 30, as empresas de internet estão indignadas e preocupadas com os danos causados às suas reputações, após a notícia do monitoramento de dados vir à tona.

"Estamos muito preocupados com a possibilidade desse tipo de espionagem, razão pela qual continuamos a estender a criptografia em todos os serviços e links do Google", declarou o diretor jurídico do Google, David Drummond, em comunicado. "Não permitimos que qualquer governo tenha acesso aos nossos sistemas", acrescentou o executivo, ressaltando a necessidade de uma reforma urgente nas práticas da NSA. O Yahoo também afirmou não prover a qualquer órgão governamental acesso a dados de usuários e que possui "controles rígidos para proteger a segurança dos seus data centers".

Entenda o caso

De acordo com documentos obtidos por Snowden e fontes ouvidas pelo The Washington Post, a NSA monitorava e tinha acesso a todo o tráfego interno entre os data centers do Google e Yahoo, em tempo real, podendo coletar dados de centenas de milhões de usuários de ambas as empresas, muitos deles de americanos.

Segundo o jornal americano, a principal ferramenta da NSA para explorar o conteúdo interno é chamada de MUSCULAR, a qual estaria copiando fluxos de dados inteiros através de cabos de fibra ótica que levam informação entre os data centers das duas empresas. A infiltração permitiria à NSA saber quem enviou ou recebeu e-mails e quando, além do conteúdo das mensagens, incluindo texto, áudio e vídeo.

No início de setembro, as empresas de internet, juntamente com o Facebook, enviaram petições ao Foreign Intelligence Surveillance Court (FISC), tribunal americano que supervisiona atividades de vigilância, pedindo autorização para que divulgassem a quantidade e tipos de informações solicitadas pelo governo dos EUA. A medida foi uma tentativa das empresas de obter maior "transparência" do governo dos EUA em decorrência do vazamento do programa de espionagem Prism e depois de serem acusadas de fornecer dados confidenciais de usuários à NSA.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom com relação aos documentos e denúncias do ex-técnico Edward Snowden não tenho dúvida alguma da veracidade dos mesmos. Se não me falhe a memória FBI no ano de 1999 fazia uso de uma ferramenta chamada carnivore que possibilitava leitura de milhares de e-mails dos americanos. Então desta época para cá creio que não pararam e cada dia mais aperfeiçoando suas técnicas e ferramentas. Por um lado é bom pois podem detectar terroristas, pedofilos, contrabandistas etc.. Por outro lado nossos direitos, estão sendo 'estuprados' pois estão expondo nossas intimidades, e podendo até usar as mesmas informações contra nosso pais, lucrando cada vez mais em cima de nossos brasileiros e o resto do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.