Sete erros que novos visionários cometem no primeiro app

1

No atual cenário dos negócios, muitos dos novos empreendedores focam no segmento mobile com a ideia principal de construir um aplicativo móvel (app), mas poucos têm a coragem de gastar tempo e dinheiro para levar a ideia à frente. Isso porque sabem que diversos fatores podem levar seu novo negócio ao fracasso. Alguns erros comuns podem ser considerados pecados mortais no desenvolvimento de apps.

Confira os sete pecados e sete dicas sobre como evitá-los, fazendo com que o investimento em um aplicativo móvel seja assertivo e traga os melhores resultados:

Pecado 1: Não fazer um Mínimo Produto Viável (MVP) de verdade

Poucos conseguem montar um MVP corretamente. Isso ocorre porque o desenvolvedor atua segundo sua experiência e conhecimento, e acaba transformando o MVP em "Meu Produto Viável". Para evitar esse problema, escolha um mentor experiente e use produtos e serviços especializados para facilitar a construção de landing pages, protótipos e apps. O Unbounce e o Launchrock são bastante utilizados para isso.

Pecado 2: Não fazer você mesmo o wireframe ou protótipo

A melhor ferramenta de comunicação no início de qualquer projeto é um wireframe. E mesmo que você não entenda nada de wireframes ou exista profissionais para isso, o melhor é que você encare essa tarefa como um exercício e faça pessoalmente esse projeto, em que terá de transformar "parágrafos e itens" em "telas e botões". Certamente você vai perceber que pensou em algumas coisas que não fazem sentido e que muitas outras estão faltando. Mas, o mais importante é tangibilizar a sua expectativa para os profissionais que irá contratar.

Mesmo que os profissionais refaçam o seu wireframe, eles vão fazer com base em algo muito melhor do que um simples e-mail ou temas sugeridos de uma reunião de brainstorming. Não se esqueça de que você é parte integrante da equipe. Algumas ferramentas simples podem te ajudar, como o Mocking Bird e Proto.io.

 Pecado 3: Designers e desenvolvedores desalinhados

Conhece um ótimo designer? Legal! Só não o pague para desenhar seu app antes de alinhar as expectativas com o desenvolvedor, pois mesmo que ele tenha experiência, o risco de dar algo errado é altíssimo. Isso porque, o desenvolvedor vai questionar o design proposto ou vai cobrar o triplo para executar. A situação ainda pode se agravar quando se contrata uma empresa para o desenvolvimento via vendedor e não desenvolvedor. Pode não parecer, mas o início errado do projeto traz consequências caóticas, e é certo que alguém vai se frustrar, seja gastando mais dinheiro refazendo design; seja estressando relacionamentos; seja pressionando o desenvolvedor que prometeu um prazo irreal para fechar o negócio ou por aceitar entregas fora do prazo.

Dentro desse processo, é possível que o resultado seja um app com bugs, mal feito ou até mesmo incompleto, o que pode te levar a largar o desenvolvedor atual, pedir o código-fonte e procurar outro desenvolvedor para consertar o app. Porém, esse não é o caminho, já que o novo desenvolvedor vai falar que é melhor refazer o aplicativo do que dar continuidade ao que foi iniciado.

Pecado 4: Já começar pensando no cenário "quando o meu app escalar"

Esqueça o cenário de escala e espere o problema chegar! Não gaste dinheiro construindo estrutura, se preparando para um sonhado futuro.

É mais ou menos como construir um hotel de mil quartos em um local em potencial, esperando um volume enorme de hóspedes, e depois ver que na verdade não chega nem aos 10%. Enquanto você procura entender o porquê o sucesso não aconteceu, também tem um hotel gigante para cuidar e dar manutenção.

Hoje, há serviços especializados para tudo, com pacotes sob medida. Essas empresas apostaram anos de suas vidas para entregar um serviço que resolva de fato o seu problema. A melhor forma de começar é estabelecendo pequenas metas de acordo com o tamanho do seu mercado. Conseguiu informações suficientes? Estude soluções para a próxima etapa!

Pecado 5: Não viver o problema do seu cliente

É impossível construir uma solução decente sem viver o problema do seu cliente, nem que seja por um dia. Sinta as dores e anseios, documente, desenhe o Mapa de Empatia. Nunca se convença de que entendeu algo sem ter sentido na pele.

Pecado 6: Acreditar que o app só vai custar o que orçou

Não se iluda que o valor orçado para fazer o seu aplicativo vai ser tudo que irá gastar. Isso seria como comprar um carro e achar que gasolina, troca de óleo, IPVA são de graça. Um app é um produto vivo e necessita não só de manutenção, mas também de evolução.

Assim, se apoie em serviços que ajudam a chegar o mais rápido possível no seu MVP. E lembre-se de que é muito melhor gastar mil reais por mês do que 12 mil de uma vez só, porque em um ano seu produto pode estar totalmente diferente.

Pecado 7: Não priorizar o aprendizado

Se você não priorizar o aprendizado, você vai cometer todos os pecados novamente. Portanto, não culpe ninguém e nem se faça de vítima. Meça tudo o que puder, pois a métrica é a chave para decisões e aprendizados. Tenha alguém de confiança que consiga enxergar o cenário do lado de fora e alinhe expectativas com os stakeholders desde o começo, assim, se algo der errado, você terá insumos de todos os envolvidos.

*Cesar Fernandes é diretor da Goldark.

1 COMENTÁRIO

  1. Contudo, feito é melhor que perfeito. Se algo der errado, aprenda e comece de novo. Artigo interessante, ótimas dicas do César Fernandes – diretor da Goldark.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.