Hotel europeu paga resgate a hackers que bloquearam acesso a quartos

0

Um dos maiores hotéis da Europa, Romantik Seehotel Jaegerwirt, na Áustria, admitiu ter pago milhares de dólares de resgate em Bitcoins a cibercriminosos que conseguiram cortar seu sistema de chaves eletrônicas, bloqueando centenas de hóspedes fora de seus quartos até que o dinheiro fosse pago.

O pedido de resgate chegou via e-mail, segundo o jornal The New York Times. O gerente de hotel Christoph Brandstätter contou à publicação que a mensagem dos hackers exigia um pagamento de dois bitcoins, ou cerca de 1.800 dólares. Caso o resgate não fosse pago até o final do dia (22 de janeiro), o valor dobraria.

"Estávamos em nossa capacidade máxima, com 180 hóspedes, e decidimos que era melhor ceder", explicou Brandstaetter. "Os hackers foram muito insistentes."

O malware utilizado pelos hackers para atacar as fechaduras eletrônicas da propriedade é um ransomware. Esse tipo de software maligno sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate. Geralmente, o pagamento é pela moeda virtual bitcoin, pois é muito difícil rastrear o criminoso que irá receber o valor.

O ransomware codifica os dados do sistema operacional para que o usuário não tenha mais acesso. Depois, ele emite uma notificação para avisar que o computador está bloqueado e que será possível usá-lo novamente mediante um resgate.

A gerência do hotel na Áustria, no entanto, não quer mais saber das fechaduras eletrônicas. Após a recuperação do sistema, o gerente do hotel afirmou que a propriedade voltará a utilizar fechaduras tradicionais. "O jeito mais seguro para não ser hackeado é ficar offline", comentou Brandstaetter.

De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, "sequestros" digitais quadruplicaram em 2016 e chegaram à média de 4.000 ao dia, atingindo desde arquivos pessoais até câmeras de segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.