GSMA: consolidação é saída e empresas de conteúdo podem ser alvo

0

A previsão do mais recente estudo da associação global de operadoras móveis GSMA, divulgado nesta quarta-feira, 1°, é que as operadoras sofram ainda mais pressão na margem EBITDA, resultando em uma queda de 35,7% na média da região em 2012 para 29,5% em 2020. A saída seria a redução da quantidade de players no mercado, na visão da entidade. "A consolidação é natural para manter a indústria rentável – se não, a economia será insuficiente", declarou o diretor da GSMA para a América Latina, Sebastian Cabello. Por outro lado, a associação diz que é preciso também ter foco em competição. Ele explica que essas fusões não seriam necessariamente horizontais, mas, por exemplo, entre teles e empresas de conteúdo, sobretudo para concorrer com as over-the-top (OTT). "A consolidação é algo natural e precisa ter escala, mas tem mais do que competição, os atores vêm de lados distintos", justifica, citando casos com a Vivendi (que tem participação na Telecom Italia) e Clarín, na Argentina.

Cabello enxerga uma "relação de amor e ódio" com as OTTs, mas a aparência ainda é mais de competição do que de namoro, a despeito, por exemplo, do tratamento simpático dado à Netflix, cujo CEO, Reed Hasting, teve destaque como um dos keynote speakers do evento.

A GSMA sugere uma redefinição do conceito de poder de mercado significativo (PMS), levando em conta o contexto da dominância. "O mais relevante é a questão do PMS: na mensageria, o iMessage verde (quando é enviado como SMS) vai para o regulado, enquanto o azul (pela Internet), não, mas um compete com outro", exemplifica o executivo. Ou seja: na visão da entidade, se há disputa, ainda que utilizando outros meios, o OTT deveria ser regulado de forma igual.

Além de querer regras simétricas com as OTTs, a GSMA pede que a regulação permita maximização de inovação e investimento, com "benefícios diretos", promovendo competição e proteção. "Queremos regulação a prova de futuro", que promova investimento e inovação, baseada em funcionalidade, dinâmica (ex-ante, em vez de ex-post) e construída de baixo para cima (bottom-up).

Espectro

Esses argumentos também servem de fundamento para o setor poder maximizar o investimento de rede, disponibilizando o potencial da próxima geração de redes, a 5G. A entidade entende que serão necessárias novas tecnologias de rede e, especialmente, novas frequências. Um dos alvos da indústria é a banda L, de 1,4 GHz, que a GSMA diz estar trabalhando pela liberação no Brasil. Outros alvos são as faixas de 3,4 GHz e 2,8 GHz, e a faixa de 600 MHz, que foi recentemente oferecida em leilão reverso nos Estados Unidos. Também a faixa de 28 GHz, separada para serviços de satélite, também é alvo do apetite das operadoras móveis. Na visão de Cabello, a destinação da faixa pode ser resolvida com o tempo. "Em 2007, se identificou que (a faixa de 700 MHz) poderia ser usada para a banda móvel, então fez o switch off", compara, citando o caso brasileiro, que leiloou o espectro em 2014, mas só agora está permitindo a operação comercial.

Dados

A entidade também divulgou números de 4G nesta quarta-feira. A América Latina chegou a 113 milhões de conexões LTE ao final de 2016, um crescimento de 121% em relação ao ano anterior, com uma cobertura de 69% da população da região. Segundo a previsão da GSMA, em 2020 esse percentual chegará a 82%, enquanto o total de linhas será de mais de 300 milhões, representando 40% do total da base latino-americana. Os números se refletem no uso de smartphones: foram 372 milhões de usuários, representando 55% do total de acessos móveis e devendo chegar a 551 milhões no final do período previsto. No total, 97 operadoras móveis lançaram comercialmente redes 4G em 39 países na região até o final do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.