Abranet diz que artigo 31 do marco civil da internet pode permitir 'censura disfarçada'

0

Os debates para aprovação do marco civil da internet na Câmara dos Deputados, na semana passada, ficaram centrados nas questões da neutralidade de rede e da exclusão da exigência da guarda de dados no Brasil, mas há alguns pontos que merecem atenção e que deveriam ser modificados enquanto o projeto tramita no Senado. Essa é a avaliação do presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Neger, que alerta especialmente para uma possível brecha no artigo 31 do texto do relator Alessandro Molon (PT-RJ). Segundo afirmou durante o 2º Congresso de Provedores de Internet em São Paulo nesta terça-feira, 1º, uma interpretação permitiria, alegando direitos autorais, praticar a censura por meio de pedidos indiscriminados de remoção de conteúdo.

Isso porque há uma falta de legislação específica de direitos autorais para responsabilizar provedores de aplicações, como o Google, Facebook e Twitter, pela gerência desses conteúdos. O texto final do Marco Civil fala que, até a entrada em vigor dessa nova lei, "a responsabilidade do provedor de aplicações de Internet por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros, quando se tratar de infração a direitos de autor ou a direitos conexos, continuará a ser disciplinada pela legislação autoral em vigor aplicável na data da entrada em vigor desta Lei".

"O problema é que direito autoral é uma coisa ampla, pode ser texto, pode ser um código fonte… Como o provedor vai saber (quem é o real autor)? Pode acabar gerando certa censura disfarçada na rede", diz Neger. Ou seja, isso poderia resultar em uma série de pedidos de retirada de conteúdo indiscriminados que obrigariam empresas a optar por simplesmente remover tudo para evitar maiores problemas. "Se alguém quer censurar conteúdo aproveitando uma brecha, pode ser usada como (justificativa o) direito autoral. Na dúvida, a legislação coloca o provedor como corresponsável, e ele vai remover", detalha.

O presidente da Abranet diz que disputas poderiam até ser resolvidas em instâncias superiores, mas que isso é um processo caro. "Grandes provedores de aplicações têm departamento jurídico, mas isso pode prejudicar empresas menores", declara. Na visão dele, uma melhor definição das regras poderiam resolver a questão. "Problema é detalhar. Quanto mais cutuca, mais abre brechas. É como a neutralidade: tem de ser um problema principiológico."

Neger acha difícil prever se haverá mudanças no projeto de lei no Senado – o prazo para emendas vai até a quinta-feira, 3. Ele explica que a Abranet tem um grupo de estudos jurídicos para analisar pontos visando propor melhoria na redação. "A grande preocupação são alguns detalhamentos para evitar interpretações equivocadas. É importante prever e não deixar nenhum tipo de brecha", reforça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.