Para NIC.br, melhoria da internet passa pelo aumento de interconexões diretas entre redes

0

A melhoria da qualidade da internet no Brasil passa necessariamente pelo aumento do número de interconexões diretas entre redes — os chamados autonomous systems, ou sistemas autônomos (AS). A afirmação é de Eduardo Ascenço Reis, gerente do Ponto de Troca de Tráfego (PTT) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pela distribuição dos recursos de numeração na internet brasileira.

De acordo com o executivo, existem atualmente no Brasil 2.450 sistemas autônomos, e mesmo assim considerando todos os AS — de bancos, universidades, empresas de conteúdo, provedores de internet, emissoras de TV, operações de telecomunicações, órgãos governamentais, entre outros. Ocorre que o número de provedores de conexão de internet cadastrados pelo NIC.br como AS gira em torno de mil empresas, ou seja, um terço dos cerca de 4 mil provedores existentes em todo país.

Para Reis, que participou nesta terça-feira, 1º, do 2º Congresso Provedores de Internet, em São Paulo, isso mostra que o Brasil carece de sistemas autônomos para permitir que o tráfego entre provedores, principalmente nos pequenos municípios, seja feito direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Como exemplo, o executivo cita pequenos provedores que contratam links de conexão de grandes operadoras, como Oi, Embratel ou Telefônica, para terem acesso a toda internet, mas não têm interligação entre si. "Seria fundamental que o tráfego de Manaus, por exemplo, ficasse em Manaus. Hoje, na troca de conteúdo entre o provedor A e B na capital amazonense esse tráfego sai de Manaus, vem ao Rio e volta para um dos provedores. Isso acarreta num custo elevado de infraestrutura e degrada a qualidade."

Ele ressalta que a troca direta de tráfego, além de trazer economia, porque o provedor deixa de pagar a tele, proporciona também melhoria da qualidade, porque conexões diretas são mais rápidas e confiáveis.

Falta de cultura

Embora o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) tenha criado o projeto PTTMetro, uma espécie rede metropolitana que fornece toda infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes, o nível de adesão ao projeto ainda é baixo, reconhece Reis, ao dizer que a falta de cultura na troca de tráfego é um obstáculo a ser vencido no Brasil.

Segundo ele, quando se compara com a Europa, por exemplo, o Brasil fica bem para trás. "O PTT de São Paulo tem mais de 500 participantes, o que é um número bastante significativo mesmo para os padrões mundiais, mas o pico de troca efetiva de tráfego é de 400 gigas, o que é baixo. Em Amsterdam, por exemplo, o PTT troca cerca 3 terabytes. A diferença é grande, por isso precisamos trabalhar para que os provedores entendam que a troca de tráfego é boa para todos", completa.

O gerente do NIC.br explica que as operadoras de telecomunicações entraram após a obrigatoriedade da medição da banda larga, mas a adesão dos provedores de internet ainda é pequena. Um dos obstáculos para adesão dos provedores é não disporem de mão-de-obra qualificada para fazer o suporte e manutenção.

Reis observa que o custo para se tornar um AS é relativamente baixo — cerca de R$ 4 mil —, e há a opção, inclusive, de o provedor usar o próprio link adquirido da operadora de telecomunicações para ter a interconexão direta. "O problema maior é mesmo a falta de recursos humanos", reafirma Reis. Ele conta que o NIC.br montou um curso para treinamento em IPv6, já que os provedores que quiserem se tornar um AS já começarão a operar com o novo protocolo de internet, uma vez que os blocos de endereços IPv4 livres para alocação se esgotarão nos próximos meses.       

Copa do Mundo

Em relação a Copa do Mundo, Reis diz que há uma grande preocupação com a gestão da internet no Rio de Janeiro, cuja infraestrutura é formada basicamente por redes de fibra ótica, o que não é a mais indica para atender a demanda prevista para o evento esportivo. E, segundo ele, não há condições técnicas para ampliar a capacidade do PTT do Rio, que hoje opera com 20 gigabytes, para 100 gigabytes.

Os equipamentos para reforçar a operação do PTT da cidade, em razão da baixa qualidade da rede de fibra ótica, especialmente no bairro da Barra da Tijuca, onde ficará o Centro de Imprensa, já foram disponibilizados e exigirá uma atenção especial.

Para se precaver contra possíveis problemas, e não só no Rio de Janeiro, o NIC.br definiu que, a partir do dia 13 de maio, 30 dias antes da abertura da Copa, que não será mais feita a distribuição de portas para a troca de tráfego. "Vamos ficar no suporte para evitarmos uma sobrecarga na internet brasileira", explica Reis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.