Twitter investiga ameaça do Estado Islâmico a um dos cofundadores e a funcionários

0

O Twitter emitiu comunicado nesta segunda-feira, 2, informando que as autoridades policiais americanas estão investigando uma ameaça feita por militantes do Estado Islâmico ((EI, antes conhecido como ISIS) ao cofundador, Jack Dorsey, e a alguns funcionários da rede de microblogs.

Um post publicado no domingo, 1º, pedia aos militates do EI para mirar no Twitter, em razão de a empresa de mídia social ter suprimido as contas do grupo extremista. "Sua guerra virtual contra nós vai causar uma verdadeira guerra contra vocês", dizia o post, de acordo com o site de notícias Buzzfeed. A mensagem, que inclui uma foto alterada do que parece ser o rosto de Dorsey em linhas cruzadas, aparece na imagem.

O texto, compartilhado pelo website JustPaste.It, continuava: "Vocês começaram esta guerra". "Nós dissemos desde o início que [esta] não é sua guerra, mas vocês não entenderam e continuaram fechando nossas contas no Twitter…"

Procurado pela reportagem do Digits do The Wall Street Journal, o Twitter disse que sua equipe de segurança está investigando a veracidade dessas ameaças com os funcionários responsáveis e as autoridades policiais. Dorsey não foi localizado para comentar o assunto.

O EI frequentemente usa mídias sociais para disseminar suas mensagens e distribuir imagens sobre assinatos de reféns. O Twitter tem sido uma das mídias mais utilizadas para divulgar essas mensagens, em parte por causa de suas regras mais flexíveis na comparação com outras plataformas e devido à facilidade com que é possível criar novas contas. Ainda assim, a rede de microblogs vem suprimindo as contas relacionadas com a organização terrorista.

Esta não é a primeira vez que o EI faz ameaças contra o Twitter. Mas desta vez o grupo extremista parece ter intensificado a sua campanha ao visar especificamente Dorsey. De acordo com o boletim online Pastebin, o post teve mais de 8 mil visualizações.

Em resposta à ameaça anterior feita em setembro, o Twitter aumentou a segurança em algumas de suas instalações e passou a orientar seus funcionários a serem mais cautelosos e cuidadosos. A política de uso proíbe usuários de fazerem ameaças de violência contra outros. Ela também prevê a suspensão daqueles que usarem a rede de microblogs para promoção de atividades ilegais. Apesar disso, o Twitter não monitora ativamente o serviço, que envia 500 milhões de tuítes por dia. Ele apenas analisa o conteúdo da mensagem depois de ter sido enviada pelo usuário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.