Facebook vai enfrentar pela primeira vez investigação antitruste na União Europeia

0

Depois do Google, Apple e Microsoft, agora é a vez do Facebook se tornar alvo de uma investigação antitruste na Europa por supostamente abusar de posição dominante em redes sociais. A agência reguladora da concorrência da Alemanha abriu inquérito para saber se a empresa abusa de sua posição para coletar informações de cidadãos do país. O órgão vai verificar a alegação de uso de termos e condições complicadas que os usuários têm de assinar para usar a rede social, e se tais contratos impõem condições abusivas.

Ultimamente, os órgãos reguladores da concorrência europeus vêm adotando uma posição mais rígida sobre a forma de atuar das gigantes norte-americanos da tecnologia em todo o bloco econômico, já que as autoridades estão preocupadas com o fato dessas empresas muitas vezes dominarem aspectos da vida digital das pessoas, incluindo redes sociais, pesquisa online e comércio eletrônico.

"As empresas dominantes são sujeitas a obrigações especiais", disse em um comunicado nesta quarta-feira, 2, Andreas Mundt, presidente da agência alemã da concorrência, a Bundeskartellamt. "Para os serviços de internet financiados por publicidade, tais como o Facebook, os dados do usuário são extremamente importantes", diz a nota enviada ao The New York Times.

Em resposta, o Facebook disse que está confiante de que tem cumprido a lei alemã. "Estamos ansiosos para trabalhar com a Bundeskartellamt para responder às suas questões", disse a companhia em um comunicado.

As autoridades alemãs há muito vem travando uma discussão com o Facebook e outras empresas de internet dos Estados Unidos devido às diferenças de interpretação sobre o que constitui uma violação da privacidade na era digital. Há cinco anos, as autoridades questionaram o Facebook sobre a introdução de um software de reconhecimento facial dos usuários da rede social, o que levou a empresa a desistir de implantá-lo no país.

Este é o primeiro inquérito sobre concorrência que o Facebook enfrenta no bloco econômico. A Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, ainda não se manifestou se também pretende abrir investigações antitruste contra a rede social. De todo modo, a decisão da agência alemã representa o mais um entre o número crescente de desafios regulatórios que o Facebook vem enfrentando em todo o continente, uma das áreas mais importantes para a rede social e na qual tem mais de 500 milhões de usuários.

Esta semana, um tribunal alemão multou o Facebook em US$ 110 mil por não informar suficientemente seus usuários como usa o conteúdo publicado na rede social. Vários órgãos reguladores da privacidade europeus estão analisando a forma como a rede social coleta dados sobre seus usuários e até mesmo daqueles que não se cadastraram em seus serviços online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.