eBay fecha acordo com Justiça dos EUA para encerrar ação conjunta antitruste

0

O site de leilões eBay firmou termo judicial para pôr fim a uma ação conjunta antitruste em nível federal na qual era acusada de ter feito acordo secreto com a Intuit para que não contratassem empregados uma da outra.

Pelo acordo, anunciado pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) na quinta-feira, 1º, a empresa irá pagar US$ 3,75 milhões ao Estado, cifra estipulada para cobrir sanções civis, honorários advocatícios, administração de liquidação e compensação para aqueles que trabalharam nas duas empresas.

O entendimento segue o padrão aplicado à Apple, Google, Intel e Adobe que, na semana passada, pagaram cerca de US$ 300 milhões para encerrar outro processo judicial pelo mesmo motivo. Os termos do acordo, definidos pela juíza Lucy Koh, do Tribunal Distrital da Califórnia, impõem, assim como para essas empresas, que o eBay não faça qualquer tipo de discriminação que impeça a contratação de empregados dessas empresas por cinco anos.

Acordos secretos para não contratar funcionários de um concorrente eram comuns no Vale do Silício, na última década, e Steve Jobs, da Apple foi um grande incentivador e executor dos acordos. O eBay não é um concorrente da Intuit, que desenvolve software fiscal, mas as duas empresas aderiram à combinação.

O eBay disse em um comunicado que "continua a acreditar que a política que levou este processo era aceitável e legal, e que não gerou nenhum efeito anticoncorrencial no mercado trabalho com empresas que competem com a companhia". O processo foi aberto no final de 2012. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.