CPqD desenvolve dispositivo beacon para mercado de IoT

0

Tendo em vista a evolução no mercado de Internet das Coisas (IoT), a unidade EMBRAPII CPqD em parceria com a Taggen – empresa especializada em projetos de identificação por radiofrequência (RFID) – estão desenvolvendo um beacon – dispositivo que transmite informações de identificação via Bluetooth – com tecnologia nacional e algumas funcionalidades inovadoras, não disponíveis nos produtos já existentes no mercado.

shutterstock_275059784

Desenvolvidos em Campinas, os beacons sairão de fábrica com a homologação da Anatel. Inicialmente, emitirão dados que permitirão a criação de aplicações de rastreabilidade, com foco principalmente nas áreas de logística e marketing. Na etapa seguinte os dispositivos já serão integrados a sensores, de modo que, junto com a identificação, possam transmitir mais algum tipo de informação, por exemplo, de temperatura, velocidade, pressão, altitude e luminosidade – o que vai ampliar o leque de aplicações.

Os beacons utilizam a tecnologia Bluetooth Low Energy para detectar a proximidade de outros dispositivos (também Bluetooth) e transmitir um número identificador único. "A comunicação com smartphones, por exemplo, abre a possibilidade de inúmeras aplicações para essa tecnologia, que é uma das habilitadoras do conceito de Internet das Coisas (IoT)", enfatiza Alberto Pacifico, da Gerência de Desenvolvimento de Dispositivos e Sensores do CPqD.

Além da produção dos beacons, será oferecido suporte técnico às empresas, tanto em software quanto em serviços, para os mais diversos bens e produtos. "Tudo isso ainda é muito novo", explica Werter Padilha, diretor de estratégia da Taggen. "Por isso, é fundamental oferecermos todo o suporte necessário para quem tiver interesse em avançar rapidamente na direção de IoT, a começar com os beacons."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.