Prefeitura de Arapongas conecta secretarias e otimiza processos para reduzir custos

0

Requisito comum no Brasil, o acesso gratuito à rede Wi-Fi se tornou uma realidade na cidade de Arapongas, no interior do Paraná. Na cidade localizada a 380 quilômetros da capital Curitiba, os quase 120 mil habitantes passaram a ter condição de acesso à internet por meio de rede sem fio para explorar os serviços eletrônicos da Prefeitura.

A rede óptica que possibilita ao cidadão acesso gratuito à internet, é formada por um anel de 20 quilômetros e foi inaugurada em 2015, fornecendo conectividade a escolas, postos de saúde, além de todos os demais departamentos das Secretarias municipais.

Uma das principais mudanças foi a modernização do atendimento na saúde. "Não havia condição de implantar um sistema de prontuário eletrônico antes do projeto, por falta de infraestrutura adequada de rede", conta Vagner Mantovani, analista de TI da área de Projetos de Tecnologia da Informação.

"Hoje, qualquer médico da saúde pública tem acesso rápido ao histórico do paciente, melhorando e agilizando o atendimento", pontua. Com a integração das informações entre os postos de saúde e unidades de pronto atendimento, o médico tem acesso ao prontuário eletrônico e consegue entender melhor a vida clínica do paciente, chegando a um diagnóstico mais rápido e preciso. Também consegue entender a razão de uma consulta, se ela é reincidente, quais tratamentos e medicamentos um paciente já foi submetido, as principais queixas recentes, etc.

"Isso é muito importante para o paciente porque evita, por exemplo, que ele seja submetido a exames e tratamentos desnecessários e que algumas vezes são maléficos à saúde, como o Raio-X, por exemplo", cita o executivo. Além do que, as farmácias que participam da distribuição pública de remédios, foram integradas ao sistema, iniciativa que permite desde o controle de estoque até a distribuição de medicamentos em todo o município.

Com a modernidade de um prontuário eletrônico, o paciente também é beneficiado pois seu diagnóstico e tratamento se torna mais rápido. O médico, analisando o histórico do paciente, pode decidir não solicitar determinados exames que foram realizados recentemente o que, além de gerar economia ao município, vai agilizar o tratamento do paciente pois uma etapa poderá ser adiantada.

As iniciativas impactam não só o dia a dia, como o orçamento da cidade, afirma Mantovani. Tudo começou em 2011, quando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, que à época não estava integrado à pasta de Comunicações) realizou um processo de seleção de municípios para prover verbas a projetos de Cidades Digitais.

Tendo essa oportunidade, a prefeitura de Arapongas através de processo licitatório, vencido pela integradora Teletex, contou com o apoio da Cisco Brasil na implementação do projeto selecionado em primeiro lugar no Paraná e em 12° no Brasil onde contemplavam os equipamentos de Rounting & Switching e WIFI tais como Router 7606, ME3600 e WLC 5508.

Avaliado em R$ 6,9 milhões, com R$ 500 mil de contrapartida da Prefeitura, o projeto permitiu ao município investir primeiro na infraestrutura de rede para prover conectividade à administração pública, interligando secretarias, postos de saúde, escolas e outros prédios públicos. Escolas rurais, que antes não contavam com acesso à internet, mesmo tendo laboratórios de informática, foram conectadas e a gestão pública passou a ser totalmente integrada em Arapongas.

A Prefeitura coloca na área da educação a maior expectativa com o projeto. Agora que as escolas estão conectadas, o município passa por um processo de amadurecimento nesta área e estuda inovações pedagógicas, experimentadas durante visita ao Centro de Inovação da Cisco, no Rio de Janeiro.

O município vislumbra, por exemplo, implementar soluções que possibilitem tornar o ensino fundamental mais interativo, com acesso à conteúdo de qualquer lugar do mundo e até mesmo digitalizar as bibliotecas municipais. Gravar as aulas para que o aluno possa acessá-las mais tarde e revisar o conteúdo dado em sala ou também transmitir as aulas em tempo real aos alunos que eventualmente tenham que se ausentar temporariamente da escola por motivos de saúde. "Desta forma, com certeza, vamos prover uma educação de nível melhor, favorecendo uma melhor qualidade de vida à população", determina Mantovani.

A administração municipal também implantou um sistema de registro de ponto eletrônico e, em janeiro de 2018, a biometria nesta área. Assim, reduziu o tempo e as condições para processamento da folha de pagamento dos mais de 3 mil servidores públicos. O registro, que antes era físico e precisava ser transportado por um carro da Prefeitura, de cada local para a Diretoria de Recursos Humanos, passou a ser processado eletronicamente e online, permitindo a redução de fraudes e erros, além de acelerar o tempo de processamento dos dados, que caiu de uma exigência de 10 dias antes do fechamento da folha, para no máximo dois dias, já que os registros são transmitidos diretamente ao sistema para aferição do RH.

O RH não "perde" mais tempo conferindo planilhas e redigitando informações. Os dados são transmitidos de cada relógio de ponto do município, através da rede óptica, diretamente para o sistema de folha de pagamento. "É mais agilidade, segurança e conforto para os funcionários", afirma Mantonavi. O RH agora pode destinar mais tempo para tarefas mais "nobres", pois não precisa processar uma imensa quantidade de papel como antes, pois o sistema online faz 80% do trabalho automaticamente.

"Esse benefício à administração e aos sistemas públicos são indiretos à população, mas geram melhoria no atendimento e menor custo à máquina pública", diz Moisés Galian, analista de TI da área de Redes e Comunicação de Dados. Antes do projeto, cada local da Prefeitura tinha seu link de internet e agora, com o projeto, pudemos centralizar esse tráfego, imprimindo maior controle e eficiência no uso da internet pela administração do município. Só isso, já paga o investimento a médio prazo.

Wi-Fi para a população

À população, o benefício direto é a rede Wi-Fi gratuita que a Prefeitura começou a disponibilizar em outubro de 2017 em 70 pontos de Arapongas, nos principais parques, praças e espaços públicos.

Dimensionada para atender até 15 mil usuários simultaneamente ao longo do dia, com uma conexão de 3 megabits para download e 3 megabits de upload por pessoa, o Wi-Fi já conta com 2,8 mil cidadãos cadastrados e a expectativa é de que 15% da população se torne usuária ativa, cerca de 12 mil pessoas.

Segundo Mantovani, toda a área urbana está conectada, inclusive em bairros que não contam com infraestrutura de rede privada, garantindo a conexão a postos de saúde e escolas. O Wi-Fi alcança também a zona rural, onde os usuários contam com 5 megabits para download e 5 megabits para upload, qualidade maior justamente para compensar eventuais debilidades na rede da região, que recebe conectividade através de enlaces de rádio, a partir do anel óptico.

Galian acredita que a experiência do usuário nessas condições, tanto na área urbana, quanto rural, são muito boas. Foi disponibilizado apenas para o Wi-Fi público, um link dedicado de 300 Mb, com possibilidade de aumento no futuro, já que a expectativa é que os custos caiam com o passar do tempo e a quantidade de usuários aumente.

O plano principal é que esta rede pública traga mais facilidade de acesso aos serviços eletrônicos da Prefeitura, sendo a inclusão digital o objetivo do projeto. "Por isso, o cidadão pode acessar o portal da Prefeitura sem a necessidade de se cadastrar", explica Galian. A intenção é que outros serviços digitais das esferas estaduais e federais também não precisem de cadastro para o acesso. Para o acesso aos demais conteúdos da internet como, por exemplo, as redes sociais, o cidadão necessita apenas de um simples cadastro para obter seu login e senha.

Otimização de processos

Com o anel óptico instalado, a Prefeitura de Arapongas passou a investir em soluções que otimizam processos e contribuem para a redução de custos. A integradora Buysoft, parceira da Autodesk, vai implementar o BIM – Building Information Modeling (Modelagem de Informação na Construção).

Recentemente divulgada pelo governo federal, por meio de uma estratégia nacional, o BIM é uma plataforma de gestão que promete reduzir custos e combater a prática de recorrentes aditivos na construção civil. Com o sistema estima-se um aumento em 10% da produtividade do setor, além da redução de custos que pode chegar a 20%.

Aproximadamente um terço dos materiais usados nas obras – de cimento a vergalhões, passando por instalações elétricas e hidráulicas – corresponde a desperdício que pode ser reduzido. Atualmente apenas 5% das empresas utilizam o BIM, mas a expectativa é que se metade da cadeia de construção (em faturamento) adotar a plataforma até 2028, haverá ganho de 7 pontos porcentuais do PIB setorial.

Por meio de uma licitação pública, a cidade de Arapongas adquiriu junto à Buysoft, empresa de softwares de Maringá, também no Paraná, um conjunto de soluções da Autodesk para a área de arquitetura e engenharia da Administração Municipal.

O trabalho é baseado em produtos como Revit, Navisworks e InfraWorks, softwares que a Prefeitura de Arapongas não utilizava até serem apresentados como soluções pela Buysoft.

Além da aquisição, a empresa maringaense está implementando os programas por meio de um projeto de consultoria e treinamento ao setor de engenharia e arquitetura de Arapongas, com um engenheiro próprio, capacitado e responsável pelo projeto, ao longo de doze meses.

"A administração está investindo na implementação deste conjunto de soluções que é chamado de BIM – Building Information Modeling – que envolve softwares, que estamos implementando e, principalmente, pessoas que, a partir do treinamento que vamos ministrar, vão poder usufruir e tirar o máximo das ferramentas que apresentamos", explica Jair Milani, Secretário de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Arapongas.

O objetivo é otimizar os processos naquele setor da Prefeitura, além de evitar prejuízos. Os softwares implementados pela Buysoft realizam, por exemplo, cálculos exatos que afastam o risco de aditamentos em obras, ou seja, evita que no meio de um projeto o responsável descubra que faltam verbas para a conclusão daquela obra.

Há ainda outros benefícios como a eliminação de erros nos projetos, a possibilidade de acompanhar como a obra está se desenvolvendo passo a passo e a transparência nos gastos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.