Google enfrenta resistências para obter registro do termo 'Glass' como marca

0

O Google vem tentando registrar a palavra "Glass" como uma marca para seus óculos conectados à internet, mas até agora não tem obtido sucesso. A empresa, que já tem registrado o termo "Google Glass", apresentou um requerimento no ano passado para obter o registro do vocábulo Glass, exibido com a mesma fonte futurista usada em sua campanha de marketing, mas o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês), tem resistido a aprovar o pedido da empresa.

Em uma carta envia à empresa no ano passado, um examinador do USPTO levantou duas objeções principais. Uma delas era que o termo é muito semelhante a outras marcas de software existentes no mercado ou pendentes para aprovação que contêm a palavra Glass, o que pode gerar confusão entre os consumidores.

Ele também sugeriu que Glass — mesmo com uma formatação distinta — é um problema porque termos genéricos não são passíveis de obter o registro como marca, de acordo com lei federal. "Você não pode registrar como marca a palavra sapato para um calçado que você está vendendo, por exemplo", disse o examinador ao Law Blog, vinculado ao The Wall Street Journal e que trata de questões jurídicas e regulamentares

"O Google, como muitas empresas, toma medidas rotineiras para proteger e registrar suas marcas", disse a empresa em comunicado ao blog. A empresa já vendeu um número limitado de unidades do Gooogle Glass, desenvolvido pelo gigante das buscas ea empresa italiana Luxottica, mas não anunciou ainda uma data para a venda dos óculos no varejo. Especula-se que isso ocorrerá somente em 2015.

As advogadas especializadas em registro de marcas do Google, Anne Peck e Katie Krajeck, do escritório Cooley LLP, escreveram de volta para o examinador do USPTO há duas semanas, que resultou num documento 1.928 páginas em defesa do registro — cerca de 1,9 mil páginas são apenas de clipes de artigos sobre o Google Glass. Elas contestam também que a marca proposta pelo Google irá confundir os consumidores, tendo em conta especialmente a enorme quantidade de artigos veiculados na mídia sobre o dispositivo nos últimos dois anos.

Além disso, discordaram do examinador de que glass (vidro) se trata de um termo genérico, notando que "os componentes da estrutura e de exibição do dispositivo não consistem de vidro em tudo", mas também de titânio e plástico. As advogadas disseram ainda que a palavra vidro por si só não "informa os potenciais consumidores quanto à natureza, função ou uso do produto que o Google está vendendo".

A dificuldade de aprovação do registro reside também no fato de que ao menos uma empresa está se opondo ao pedido do Google. Em dezembro do ano passado, a Border Stylo, desenvolvedora de uma extensão de navegador chamada "Write on Glass", entrou com um requerimento contra o Google. No mês passado, o Google contra-atacou, apresentando uma petição para cancelar a marca registrada pela Border Stylo. Os advogados da desenvolvedora não foram encontrados pelo blog para comentar o assunto.

"O Google não precisa necessariamente de um registro federal para chamar seu produto de Glass", disse Josh Gerben, advogado especializado em registro de marcas ao Law Blog. "Mas é claro que sem o registro se torna mais difícil para a empresa proteger a marca ou processar alguma empresa ou alguém por violação", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.