Casa Branca anuncia novo plano de ação para aperfeiçoar segurança cibernética

0

A Casa Branca anunciou um novo plano de ação para responder aos incidentes de segurança cibernética como o que expôs segredos sobre milhões de cidadãos, bem como às violações de agências governamentais, como ocorreu recentemente no Escritório de Gestão de Pessoal dos Estados Unidos.

"Temos de continuar a duplicar a estratégia deste governo para melhorar a segurança cibernética e, fundamentalmente, rever as práticas de segurança da informação, políticas e governança", disse o CIO Tony Scott em um post no blog oficial do Escritório de Administração e Orçamento do governo americano, na sexta-feira, 30 de outubro.

O novo plano — na realidade, um memorando enviado aos chefes de agências e departamentos federais, Scott e o diretor do Escritório de Administração e Orçamento, Shaun Donovan —, se baseia nas análises feitas por um período de 30 dias de atividades intensas de cibersegurança, durante o qual Scott pediu que as agências intensificassem e testassem as defesas online, segundo o site Nextgov. Durante os testes, as agências foram desafiadas a identificar e avaliar a segurança de seus ativos de alto valor — aqueles que contêm dados sensíveis ou críticos e que, presumivelmente, seriam de alto valor para os hackers.

O plano estabelece um conjunto de prazos para que os órgãos aperfeiçoem os dispositivos de segurança. O Escritório de Administração e Orçamento vai emitir novos documentos com as "melhores práticas" de respostas a incidentes, ao passo que o Departamento de Segurança Nacional irá estender as proteções do seu sistema de detecção de intrusões, conhecido como Einstein. Um novo contrato irá equipar todas as agências com o sistema de e-mail atualizado "Einstein 3A" e de vigilância de rede, que também bloqueia certas atividades maliciosas.

Além disso, as agências serão obrigadas a comunicar todas as posições cibernéticas para o Escritório de Administração e Orçamento e um grupo de CIOs das agências irá criar uma subcomissão especial voltada à rápida implantação de tecnologias emergentes.

"Até 31 de dezembro, o diretor de inteligência nacional vai comandar uma avaliação sobre a ameaça a esses ativos "que estão em alto risco", segundo o plano. O Departamento de Segurnça Nacional vai liderar uma equipe separada — composta por pessoal do Pentágono, da comunidade de inteligência e outros — para "diagnosticar e mitigar as proteções de segurança cibernética".

Ainda de acordo com o projeto, até 31 de janeiro de 2016, o Escritório de Administração e Orçamento vai lançar um plano para a implantação de novos serviços de segurança cibernética compartilhada e até 31 de março, vai publicar novas orientações sobre proteção de informações de identificação pessoal. No final de abril, o órgão irá finalizar o contrato para os serviços de resposta a incidentes que podem rapidamente ser aproveitados pelas agências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.