Amazônia Conectada chega a 2ª fase

0

O diretor geral, o general de Divisão Decílio de Medeiros Sales e o gerente geral, major Luciano Sales e a empresa Nexans anunciam o início da implementação do segundo trecho do Projeto Amazônia Conectada, que permitirá o acesso à internet nas regiões ribeirinhas localizadas às margens dos rios Negro, Solimões, Madeira, Juruá e Purus.

Nessa fase, o Amazônia Conectada interligará o município de Coari a Manaus e Manaus a Novo Airão por meio de infovias onde transitarão os cabos de fibra óptica de alta velocidade Nexans, em mais de 600 quilômetros, instalados no berço dos rios.

O Programa Amazônia Conectada representa a entrada em um mundo desconhecido para a maioria dos brasileiros por sua inovação e pionerismo. Com uma equipe reduzida – apenas 20 pessoas – o projeto foi viabilizado graças à cooperação da Nexans e dos apoiadores, mais de 10 instituições envolvidas, o que permitiu baratear os seus custos.

Há um ano foi inaugurado o trecho que liga os municípios de Coari a Tefé, numa extensão de 240 quilômetros. As conexões disponibilizadas à internet atualmente, por satélite, na região, possuem alto custo atingindo 11 mil reais por cada megabit por segundo de velocidade. A nova linha, que transitará pela rede digital de alta velocidade, transmitirá até 100 Gigabits por segundo e a ideia do Exército é fazer parceria com provedores locais, além de interligar órgãos públicos, como escolas, levando não apenas educação, mas também saúde para a população ribeirinha.

O Amazônia Conectada vai criar cinco infovias por meio dos rios. No total serão 52 municípios beneficiados, e os objetivos são grandiosos como a conexão de quase 1600 escolas, na rota do Rio Solimões entre Manaus e Tabatinga; a criação de novos provedores em um projeto nacional, por meio de um gabinete que deverá ficar na beira dos rios, no qual eles poderão conectar sua rede para levar a comunicação para os negócios, o governo ou a casa das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.