Nova unidade de negócio da TIM explora potencial de mercado M2M com foco em IoT

0

A TIM criou uma unidade operacional dedicada à integração machine-to-machine, mas visando o desenvolvimento de soluções de IoT & Analytics. A iniciativa surge um ano após a companhia lançar seu programa de Open Innovation, que busca parcerias de empresas com interesses de negócios complementares.

O espaço contará com uma equipe multidisciplinar utilizando conceitos e métodos de startups e já inicia com uma receita de mais de R$ 50 milhões ao ano a partir das conexões de M2M existentes. O objetivo será agregar serviços de valor à conectividade, principalmente nas áreas prioritárias para a TIM: Agropecuária, Cidades, Saúde e Transportes.

A operadora criará um ambiente com tecnologia de última geração no seu prédio, em São Paulo, para receber startups e parceiros focados no desenvolvimento de novas soluções e modelos de negócio.

No setor de Agronegócio, a companhia trabalha em projetos e parcerias que viabilizem soluções para o campo com a tecnologia LTE junto a empresas que conhecem o setor e fornecem soluções inteligentes para a produção agrícola e de pecuária. Em parceria com a Embrapa, Qualcomm, e o ISES (Instituto de Socioeconômica Solidária), a TIM participa do Programa de Desenvolvimento de Tecnologia para uso de Drones em Agricultura de Precisão.

A iniciativa permite a coleta, o processamento, a análise e a transmissão para os laboratórios da Embrapa, em tempo real, de dados e imagens armazenadas pelos drones através da rede 4G da TIM. Com esta solução, tecnologias inovadoras estão ao alcance dos agricultores, agentes ambientais e profissionais que atuam no desenvolvimento da agricultura de pequeno e grande porte. A operadora, em parceria também com a Embrapa, participa do projeto Ideas for Milk, para desenvolver soluções que aumentem a eficiência de um ou mais segmentos da cadeia produtiva do leite no Brasil.

Já na área de Saúde, a TIM está desenvolvendo uma solução que vai auxiliar o usuário a identificar a melhor unidade de atendimento em sua região, com informações sobre distância a ser percorrida, filas de espera e tempo de atendimento previsto em hospitais, postos de saúde e unidades de pronto atendimento. O projeto piloto acontecerá no interior do estado do Rio de Janeiro, ainda neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.