Foursquare fecha acordo e recebe aporte de US$ 15 milhões da Microsoft

0

O Foursquare, rede social de localização, anunciou uma parceria de licenciamento de dados e um aporte de US$ 15 milhões da Microsoft. A aliança envolve um acordo de licenciamento "comercial e técnico", que irá fazer recomendações sobre a rede social em produtos e no Bing, site de buscas da Microsoft, ao longo dos próximos quatro anos. Recomendações sobre o Foursquare poderão aparecer em uma busca móvel do Bing, por exemplo.

O acordo não é exclusivo, mas a expectativa é que gere receita para o Foursquare, segundo a empresa, que não quis fornecer detalhes sobre os termos do acordo, segundo o New York Times. A empresa apenas disse que os US$ 15 milhões da Microsoft serão usados para ajudá-la a "dobrar suas buscas", disse Holger Luedorf, que dirige a área de desenvolvimento de negócios da companhia. O Foursquare também vai usar o dinheiro para "investir em nossas equipes de engenharia, de vendas e mercados internacionais", disse ele.

Bastante badalado quando de seu lançamento, o Foursquare vem lutando nos últimos tempos para provar que pode virar um rico acervo de dados sobre seus usuários e convencer o mercado de que foi melhor não ter sido vendido para o Yahoo, como Tumblr, ou para o Facebook, como Instagram, quando teve a chance.

Pesa contra o site de hoje as pessoas estarem menos propensas a usar um serviço de check-in para dizer aos amigos onde estão, normalment preferindo serviços como o Instagram, Snapchat, Twitter e até mesmo o Facebook.

Mas o Foursquare diz ter dados suficientes para sobreviver no mercado. Em cinco anos, a rede social recolheu dados de 45 milhões de pessoas, além de ter feito 5 bilhões de check-ins e 40 milhões de "dicas" ou recomendações.

A capacidade financeira e a longevidade da rede social têm sido alvo de especulações há algum tempo. Em abril do ano passado, o Foursquare levantou US$ 41 milhões para financiamento de dívidas. E em dezembro do mesmo ano, a empresa anunciou uma rodada de investimento de risco de US$ 35 milhões. Ela diz que a receita com publicidade aumentou de US$ 2 milhões em 2012 para US$ 20 milhões no ano passado. Mas os analistas dizem que resta saber se isso irá se manter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.