Internet das Coisas deve movimentar cerca de US$ 6 trilhões globalmente em cinco anos

0

O número de dispositivos de Internet das Coisas instalados no período de 2015 a 2020 globalmente deve alcançar 24 bilhões — incluindo sensores, aplicativos, máquinas, equipamentos e dispositivos —, com os investimentos em infraestrutura e soluções chegando a US$ 6 trilhões, de acordo com estimativas do BI Intelligence, serviço de pesquisas do site Business Insider.

Esse salto, segundo o relatório da empresa, ocorrerá devido a vários fatores, entre eles, a expansão das conexões de internet em todo o mundo, o aumento da adoção de dispositivos móveis, o surgimento de um número maior de sensores de baixo custo e mais investimentos em tecnologias de IoT. O relatório da BI Intelligence avalia que explosão da Internet das Coisas é iminente, é que a revolução provocada por suas tecnologias já está começando a afetar a vida cotidiana com a chegada de carros autônomos e casas inteligentes.

"A Internet das Coisas está ganhando velocidade e, quando se consolidar, vai mudar a forma como vivemos, trabalhamos, viajamos, nos divertimos e muito mais", dizem John Greenough e Jonathan Camhi, analistas do BI Intelligence. "De lares e carros conectados a edifícios e transporte inteligentes, cada aspecto de nossas vidas seá afetado pela capacidade crescente de consumidores, empresas e governos para se conectarem e controlarem tudo à sua volta."

"Imagine espelhos inteligentes que permitem que você experimente digitalmente roupas e acessórios, ou sensores instalados na linha de montagem que podem detectar até mesmo a menor diminuição da eficiência e determinar quando o equipamento deve ser reparado ou substituído. Ou, então, equipamentos agrícolas guiados por GPS, capazes de plantar, adubar e colher as culturas, ou rastreadores de fitness que permitem aos usuários transmitir dados para seus médicos", ressaltam Greenough e Cambi, enfatizando que não se trata de ficção científica. "Esta é a próxima revolução industrial e está acontecendo enquanto falamos. É tão grande que pode significar novas fontes de receita para as empresas e novas oportunidades para os consumidores."

Segundo o estudo da BI Intelligence, as empresas serão as que mais adotarão soluções de IoT, em razão da necessidade de reduzir custos, aumentar a produtividade, expandir-se para novos mercados e desenvolver novas ofertas de produtos, seguidas pelo setor de governo, em todas as esferas, e consumidores de modo geral.

O relatório aborda ainda sobre como a Internet das Coisas está sendo implementada, quais são as novas fontes de receita e oportunidades e como 16 setores distintos da economia deverão se transformar ao longo dos próximos 20 anos. Além disso, mostra os desafios de segurança consideráveis apresentado pela Internet das Coisas e como eles podem ser superados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.