Volvo Cars e Baidu unem forças para desenvolver e fabricar carros de condução autônoma

0

A Volvo Cars firmou um acordo com a Baidu, principal fornecedor chinês de buscas na Internet, para desenvolver conjuntamente carros elétricos e totalmente autônomos com o objetivo de produzi-los em massa na China, o maior mercado automotivo do mundo.

A Volvo é a primeira montadora estrangeira a colaborar com a Baidu para evoluir em conjunto carros de direção autônoma personalizada. A parceria permitirá que ambas as empresas desenvolvam e vendam esses veículos para potenciais clientes chineses, destacando as aspirações da fabricante sueca de ser a fornecedora preferencial para empresas de mobilidade em todo o mundo.

A Volvo Cars e a Baidu reunirão recursos para dar o próximo passo e se preparar para a fabricação em grande escala de carros totalmente elétricos e autônomos. A colaboração entre as empresas é a primeira desse tipo na China. A marca sueca foi escolhida como parceira pela Baidu por suas credenciais de segurança de longa data.

Com base no acordo de colaboração, a Baidu contribuirá com sua plataforma de direção autônoma da Apollo. A Volvo fornecerá acesso aos seus conhecimentos e tecnologias avançadas da indústria automobilística.

As previsões da indústria mostram que a China deve se tornar o maior mercado para carros autônomos no mundo nas próximas décadas. A empresa de pesquisa de mercado IHS Markit afirmou no início deste ano que cerca de 14,5 milhões de carros autônomos serão vendidos na China até 2040, num volume global total de cerca de 33 milhões.

"Com a Baidu, daremos um grande passo à frente na comercialização de nossos carros autônomos, construídos com base na tecnologia de segurança líder da indústria", disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. "Há um forte desenvolvimento no impulso autônomo na China, no qual o Baidu é líder, e o mercado oferece enormes oportunidades para nós como o fornecedor preferido de frotas autônomas".

"Desde a sua fundação há um século, a Volvo manteve a segurança como sua principal missão, impulsionando o desenvolvimento da segurança com inovações significativas. Estamos muito felizes por termos a fabricante sueca como parceira estratégica com a Baidu no desenvolvimento de um carro totalmente autônomo compatível com nossa plataforma de direção autônoma Apollo. Esperamos trabalhar de perto com a Volvo para fornecer ao mundo os produtos automotivos mais seguros para o benefício da humanidade", disse o Dr. Ya-Qin Zhang, presidente da Baidu.

Nos próximos anos, a Volvo Cars buscará capitalizar e liderar as disrupções que estão ocorrendo atualmente no setor. Esse desejo se reflete em um novo conjunto de metas de longo prazo que a marca anunciou no início deste ano, que se concentram em estabelecer uma posição de liderança em eletrificação, acionamento autônomo e novos modelos de propriedade e acesso de automóveis.

O acordo com a Baidu serve como mais uma prova de suas ambições de direção autônoma. A Volvo Cars pretende tornar-se um fornecedor global e de serviços diversificados de mobilidade, considerando a autonomia como uma área de crescimento essencial dessa estratégia. Em meados da próxima década, a marca espera gerar um terço de todas as suas vendas anuais de carros autônomos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.