Samsung prevê que smart TVs funcionarão como centrais da 'Internet das Coisas'

0

O presidente e CEO da Samsung Electronics, BK Yoon, prevê que as smart TVs poderão funcionar como hubs da chamada "Internet das Coisas" (IoT, na sigla em inglês), interligando praticamente tudo, desde a cama em que dormimos, sensores, câmeras de vídeo, smartphones até geladeira e uma variedade de outros dispositivos e objetos, oferecendo mais praticidade e melhoria à vida dos consumidores. Para o executivo, aparelhos superinteligentes serão capazes até de sentir o cheiro do ambiente.

A previsão de Yoon foi feita na segunda-feira, 5, durante a abertura da feira de eletrônicos Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos EUA. Ele adiantou, em entrevista ao jornal USA Today, que a empresa vai investir mais de US$ 100 milhões no desenvolvimento de dispositivos conectados. Yoon também disse que vai apelar para que desenvolvedores e empresas concorrentes façam um esforço conjunto no sentido de desenvolver padrões abertos para que os dispositivos de diferentes fabricantes possam funcionar juntos.

"Para a criação de um mercado e da era da Internet das Coisas, a colaboração entre todos os setores para possibilitar menos barreiras e uma comunicação contínua entre os dispositivos é absolutamente essencial", disse Yoon. Para ele, os novos dispositivos conectados devem ser projetados para atender aos estilos de vida dos consumidores. "Internet das Coisas deve ser human-centric", disse ele, observando que isso implica em que não se exija que o consumidor se adapte a novos comportamentos ou hábitos. "Isso é algo que vai ser naturalmente integrado ao cotidiano dos consumidores."

Segundo Yoon, vários aparelhos de smart TVs e smartphones já podem se comunicar, e o plano da Samsung é habilitar 90% do hardware da empresa para IoT até 2017 e todos os produtos, dentro de cinco anos. "Nosso objetivo é criar um universo IoT para que possamos proporcionar comodidade e segurança aos consumidores e melhorar suas vidas."

Yoon avalia que alguns dispositivos poderão, no futuro, identificar perfume, como hoje já é possível monitorar os batimentos cardíacos e outros cuidados com a saúde. "Na Samsung, estamos desenvolvendo um sensor que pode distinguir entre 20 diferentes aromas ou odores. Em muitos países em desenvolvimento, as pessoas usam briquetes de carvão para aquecer a sua casa. Um sensor pode detectar gases perigosos. Um monte de pessoas morre por isso. Então [o sensor] pode soar um alerta. Seria benéfico." E completou: "Eu acho que à medida que todas as coisas forem verdadeiramente conectadas, trarão transformações reais na maneira como vivemos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.