Suprema Corte dos EUA se nega a rever ação coletiva contra serviço AdWords do Google

0

A Suprema Corte dos Estados Unidos recursou nesta segunda-feira, 6, cancelar uma ação coletiva de anunciantes da Califórnia que acusam o Google de não informá-los que os anúncios comprados através do sistema AdWords poderiam aparecer em páginas de erro ou em parked domains, domínios de internet que não estão associados a serviços, tais como o website propriamente dito ou um servidor de e-mail. Eles alegam que o gigante das buscas os enganou sobre onde seus anúncios seriam colocados, e pedem indenização por perdas e danos.

O serviço Adwords se compromete a colocar os anúncios ao lado dos resultados de busca relevantes. Mas os anunciantes disseram que o Google deveria ter informado que os anúncios também aparecem em lugares indesejados.

O processo foi aberto em 2008, mas em 2012 um juiz distrital federal negou o status de ação coletiva, sob alegação de que cada anunciante receberia uma quantia diferente por dano. "Como cada anunciante pagou uma soma diferente para os anúncios em questão, não cabe a ação coletiva", disse o juiz à época. Esssa de decisão, no entanto, foi revertida em 2015 por um tribunal federal de apelações, o que levou o Google a recorrer à Suprema Corte.

A decisão da corte de não ouvir as parte deixa subtendido que a decisão de setembro 2015, do 9º Circuito do Tribunal de Apelações em San Francisco, está em vigor e, portanto, o processo pode avançar como ação de classe movida por anunciantes que usaram o serviço entre 2004 e 2008.

Em 2011, a Suprema Corte deu sentença favorável a um processo trabalhista movido por empregados contra a rede de supermercados Walmart sob o argumento de que se cada autor tiver uma alegação semelhante o caso pode ser acolhido como ação coletiva. O tribunal, no entanto, tem evitado acolher novos casos como ação coletiva desde a morte em fevereiro deste ano de Antonin Scalia, um dos nove juízes da Suprema Corte dos EUA, que tinha sido o relator em 2011 da decisão contra o Walmart. Com agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.