Maioria do STF suspende voto impresso nas eleições de outubro

0

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 7, suspender o uso do voto impresso nas urnas eletrônicas durante as eleições de outubro. A Corte julgou pedido de liminar da Procuradoria-Geral da República (PGR) para impedir a impressão, criada na minirreforma eleitoral, em 2015. A maioria entendeu que a impressão viola o princípio constitucional do sigilo do voto.

Apesar de ser chamado de voto impresso, o mecanismo serve somente para auditoria das urnas eletrônicas, e o eleitor não ficará com o comprovante da votação.

Ao entrar na cabine, o eleitor digitará o número de seu candidato. Em seguida, um comprovante para conferência vai aparecer no visor da urna. Se a opção estiver correta, o eleitor confirma o voto, e a impressão será direcionada para uma caixa lacrada, que será analisada posteriormente pela Justiça Eleitoral. A fiscalização deverá confirmar se os votos computados batem com os impressos.

Blockchain

Para André Gradvohl, professor de tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro sênior do IEEE, defende a adoção da criptografia para um sistema de votação eletrônica mais segura do ponto de vista da tecnologia.

"Existem hoje várias tecnologias que podem melhorar a segurança das votações. A criptografia é a mais utilizada hoje porque garante as propriedades quanto ao sigilo, e a integridade dos dados". No entanto, segundo ele, há outros detalhes que precisam ser reforçados com tecnologias mais atuais. "O blockchain — um banco de dados criptografado – tem o potencial de ser uma das tecnologias usadas para garantir as propriedades necessárias para o voto eletrônico. No entanto, para um país do tamanho do Brasil, mais estudos e adaptações são necessários antes que a tecnologia Blockchain seja colocada em prática.", diz.

Ele alerta ainda ao fato de que há poucas equipes com acesso aos detalhes do software e da urna em si, o que limita a quantidade de pessoas que podem pesquisar o código-fonte. Para ele, deveria haver um "fórum permanente" para avaliar o sistema de forma contínua e mais ampla, a fim de encontrar falhas. "Fazendo diversos testes, eventualmente você vai encontrando brechas que vão levando a outras brechas e assim reduz as chances de falhas", conclui Gradvhol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.