Google passou à frente da Exxon Mobil e se tornou a segunda empresa mais valiosa do mundo. A empresa, que hoje domina o mercado de publicidade online através do seu mecanismo de buscas, teve uma valorização de mercado de US$ 393,5 bilhões, enquanto a petrolífera Exxon está avaliada em US$ 392,6 bilhões, ficando na terceira posição, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
A liderança do ranking, no entanto, se manteve com a Apple, com valor de mercado de US$ 465,5 bilhões. Mesmo assim, segundo a consultoria, o gigante das buscas vem reduzindo rapidamente o fosso existente em relação à fabricante do iPhone e do iPad. Em quarto lugar aparece a Microsoft, com US$ 302,1 bilhões.
Por alguns anos, a disputa para manter-se no topo do ranking vinha sendo travada entre a Exxon Mobil, Apple e a Microsoft. Mas agora o Google tem claramente atravessado um momento mais propício. A capacidade de coletar dados de seus usuários e usá-los a favor dos anunciantes está transformando o Google em uma máquina de fazer dinheiro, como poucas vezes vistos, avalia a Bloomberg. Ao coletar dados dos usuários de seu mecanismo de buscas, o Google analisa o hábito de uso de cada um deles e os fornece aos anunciantes.
Outro aspecto observado é a capacidade do Google de agrupar seus serviços de publicidade para o sistema operacional móvel Android, que hoje equipa a maioria dos celulares existentes no mercado, tem impulsionado o seu de lucros e as ações, bem como o próprio mecanismo de buscas. As ações do Google subiram mais de 82% desde 2012.
O Google reportou um dos melhores resultados financeiros de sua história no ano passado. A empresa encerrou o quarto trimestre com lucro líquido de US$ 3,38 bilhões, expansão de 17% na comparação anual, enquanto a receita também cresceu 17%, para US$ 16,8 bilhões.
Em todo o ano de 2013 o lucro líquido apurado pelo Google foi de US$ 12,9 bilhões, crescimento de 20% frente aos US$ 10,7 bilhões alcançados no ano anterior. Já a receita somou US$ 59,8 bilhões, alta de 19% em relação a US$ 50,1 bilhões, na mesma base de comparação.