Uso de Blockchain e IoT no campo pode evitar fraudes no agronegócio, diz especialista

0

A combinação do Blockchain com a Internet das Coisas pode evitar que ocorram novos episódios envolvendo fraudes em grandes e pequenos frigoríficos do país. É o que afirma Gerson Rolim, CIO da The Data Company, holding que reúne empresas com soluções disruptivas para agricultura e pecuária. "Com o Blockchain, a adulteração de exames laboratoriais, por exemplo, é impossível".

Na última segunda-feira, 5, uma nova fase da Operação Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), que investiga um esquema fraudulento envolvendo frigoríficos e laboratórios com o intuito de omitir a presença da bactéria salmonella spp em produtos baseados em proteína animal. Segundo a PF, exames laboratoriais foram adulterados a fim de garantir a exportação de produtos contaminados.

A possibilidade de adulteração está baseada em falhas no processo de controle alimentar brasileiro, cujas informações são armazenadas em bancos de dados privados, inseguros e sujeitos a alterações indevidas. De acordo com Rolim, "precisamos substituir estes sistemas arcaicos e vulneráveis por um conjunto de soluções inovadoras, já existentes, de baixo custo e de altíssimo nível de segurança e transparência.

O resultado imediato da ação da PF foi a suspensão da exportação desses produtos para 12 países, além de mais um arranhão na credibilidade do país no mercado externo, justamente no momento em que se comemora o ótimo desempenho do agronegócio na economia brasileira. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio foi o principal responsável pelo resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, com 23,5% de participação.

"O uso do Blockchain com a rastreabilidade no campo proporcionada pela Internet das Coisas (IoT) permite, por exemplo, que todos os dados coletados pelos sensores IoT em toda a cadeia de produção agrícola e da pecuária sejam armazenados em blocos de dados criptografados, em que a alteração das informações  é impossível, pois estão armazenadas e replicadas em todos os computadores autorizados do sistema de informação, reduzindo a zero a possibilidade de fraudes", explica Rolim.

A grande vantagem desse modelo de aplicação de tecnologia no campo é o uso da descentralização como medida de segurança, pois o Blockchain é baseado em um modelo de banco de dados distribuído e aberto às organizações que participam do grupo de acesso (no caso da pecuária, podem ser criadores, frigoríficos e governos municipais, estaduais e federal). O banco de dados é descentralizado e inviolável, e permite a checagem de qualquer informação gravada desde a sua origem.

Segundo ele, "para que uma fraude seja bem sucedida com o uso dessa tecnologia, não basta o criminoso acessar um banco de dados e fazer uma alteração no registro. Ele precisaria contar com um poder computacional ainda não disponível nos dias de hoje a fim de invadir e alterar, milhões de blocos distribuídos em centenas de computadores. E é exatamente essa característica que garante um alto grau de segurança ao sistema, uma confiança que cresce quanto mais a rede for distribuída."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.