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Innoweeks seleciona 5 projetos inovadores com uso de IoT

Postado em: 07/08/2017, às 21:39 por Claudiney Santos

Promovido pela SAP Labs Latin America, de São Leopoldo, RS, o Innoweeks, desafio de inovação para promover a transformação digital das empresas, revelou na última semana os projetos vencedores que se destacaram na competição: Burger King, Cielo, Eurofarma, O Boticário e Cementos Progreso (Cempro), da Guatemala.

Com o envolvimento de especialistas das áreas de TI e de negócio destas empresas, e times multidisciplinares com a participação de estudantes universitários de diversos cursos e colaboradores da SAP Labs, ao todo 120 pessoas, participaram da competição. Eles utilizaram as soluções da plataforma SAP Leonardo, portfólio de soluções da empresa que reúne as mais tecnologias de Internet das Coisas, Big Data, Blockchain, Inteligência Artificial e Machine Learning.

A equipe que se destacou como primeira colocada no desafio criou uma um sistema para a manutenção preditiva das câmaras frias e sistemas de exaustão da rede de restaurantes da Burger King no Brasil. O problema colocado era de que os fornos tipo chairbroiled que usa fogo na preparação dos hambúrgueres emitindo muito calor, o que poderia provocar incêndio. As câmeras frigorificam, que funcionam com 10 graus negativos, se ficarem abertas acima de determinado período pode deteriorar os alimentos. Para monitorar os equipamentos foi criada uma plataforma de IoT conectada por sensores, que de forma centralizada permitem monitorar não só os equipamentos envolvidos, mas também o meio ambiente da loja para medir a troca de calor nas diferentes regiões do Brasil. Como o Burguer King, do grupo 3G, tem cerca de 500 lojas no Brasil, a maioria própria, a plataforma pode ser controlada de forma centralizada pelo grupo, que pode agir antecipadamente para evitar acidentes que possam paralisar a operação das lojas.

No grupo de Cosmética, foi desenvolvido um sistema de monitoramento 100% automatizado para o controle de estoque de produtos, que são distribuídos nas lojas próprias e franqueados de O Boticário, através de uma solução de computação visual que filma os produtos nas prateleiras. Assim que um deles é removido, o sistema confere se ele passou pelo caixa da loja. Com ele, o fabricante pode reduzir o valor do estoque parado, pois as informações são trocadas em tempo real, se obtêm os dados do movimento de mercadoria de cada franqueado, e, ao mesmo tempo, evita os desvios e roubo de produtos nos pontos de vendas.

No time da indústria Farmacêutica, TVE a ideia é elaborar um dispositivo para Eurofarma cujo objetivo foi apoiar cuidadores e família de pacientes que possuem o Mal de Alzheimer, uma doença sem cura, que cada vez mais afeta a sociedade. A Eurofarma deseja ter melhor conhecimento dos efeitos das aplicações dos medicamentos nos pacientes, ao mesmo tempo em que disponibiliza uma plataforma colaborativa para que os cuidadores façam os registros do dia-a-dia desses pacientes, possam tirar suas dúvidas com especialista através de um chat bot; e também tenham conteúdos úteis em relação aos efeitos da doença que também afeta as pessoas e parentes envolvidos.

Já o time de Finanças criou um sistema de identificação digital com nível de autenticação totalmente segura para a Cielo, que inclusive utilizou tecnologia de blockchain, para diminuir o índice de falso positivo no comércio eletrônico. Hoje cerca de 20% de todas as transações são recusadas, causando grande prejuízo para o mercado.  A equipe utilizou machine learning, para detectar se uma transação é verdadeira, mesmo que fuja do padrão de gastos do consumidor.

Já a equipe Construção, desenvolver uma solução para a Cempro focada no controle de remessas feitas pelos guatemaltecos residentes nos EUA aos seus familiares a fim de garantir o investimento em moradias no seu país de origem. Com ela, a pessoa que envia os recursos pode conferir em tempo real se o valor está sendo utilizado para construção da moradia, de forma que ao voltar o país tenha seu patrimônio, fugindo de muitas histórias de desvios que ocorrem em situações semelhantes.

"É uma excelente experiência para que os profissionais e estudantes possam utilizar a criatividade e inovar dentro de um cenário real. Além disso, vão absorver conhecimentos com profissionais de diversas áreas e serem responsáveis por criar uma solução que levará a transformação digital para indústrias que movimentam a nossa economia em grandes proporções", comenta Daniel Duarte, criador do Innoweeks e Executivo Chefe de Inovação e Experiência do Cliente da SAP Labs Latin America.

Para desenvolver os protótipos, cada grupo teve à disposição uma sala de projeto, uma verba em dinheiro (para viagens ao cliente e compras de equipamentos) e ferramentas como SAP Cloud Platform. Além disso, para ampliar a criatividade, os times usaram o D-Shop, um laboratório high tech com acessórios e tecnologias como drones, sensores, impressoras 3D, entre outros.

Resultado concreto

Um exemplo de um projeto que virou um produto criado a partir do processo de co-inovação foi da com a Stara – uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas -, cujo protótipo foi vencedor da Innoweeks 2015 e contribuiu para que a SAP lançasse uma solução global neste ano. A tecnologia transforma dados do campo em informação relevante para o agricultor, resultando em ganho de produtividade e gestão mais eficiente. Baseado no conceito IoT, o novo produto integra telemetria à plataforma SAP Cloud e possibilita aos agricultores monitorar com precisão e em tempo real todas as etapas de plantio.

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