SAP Labs desenvolve programa de inovação para atuação de startups

0

A SAP Labs Latin America, em parceria com a Unitec (Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos), ambas de São Leopoldo, RS, lançou o .idea, um programa inédito de empreendedorismo para alavancar novos negócios e fortalecer o Brasil e a América Latina como hub de desenvolvimento de soluções inovadoras em diferentes setores do mercado, com ênfase em Internet das Coisas (IoT).

"O .idea foi concebido para inverter o modelo tradicional de programas para startups que até hoje investiu em ideias, muitas vezes ainda desconectadas de problemas reais, para só depois encontrar o mercado adequado", salienta Daniel Duarte, executivo chefe de Inovação e Experiência do Cliente da SAP Labs Latin America. "Com o mapeamento de problemas reais de indústrias de vários segmentos, o .idea vai abrir oportunidades para empreendedores de toda América Latina se inscreverem para desenvolver soluções de IoT específicas".

O programa – que é inteiramente gratuito – aceita a participação de empresas, clientes ou não, de qualquer porte e segmento, desde que proponham desafios concretos de seus segmentos de negócio. A meta da iniciativa é ter vários .idea – entre eles o agro.idea, retail.idea, social.idea, saúde.idea – a cada três meses. Segundo Duarte, esse formato vai complementar os demais programas de empreendedorismo da SAP no mundo, onde mais de 4,5 mil startups desenvolvem aplicações na plataforma SAP HANA.

A primeira área escolhida foi a de Saúde, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Instituto Santa Casa de Ensino e Pesquisa, que após uma consulta com várias áreas das instituições, definiu os assuntos que serão alvo do desafio às startups interessadas: relacionamento com médicos, relacionamento com pacientes, captura de dados beira-leito usando computação visual, direcionamento de Enfermagem ( alocação e visão da carga de trabalho das equipes de enfermagem) e gestão de filas na área de cirurgia.

Segundo explica Oswaldo Luis Balparda, diretor administrativo do Hospital, a instituição conta com algumas soluções de mercado para essas áreas, mas a expectativa é que surjam soluções inovadoras com uso de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Machine Learning, IoT, entre outras, que consumam menos recursos de infraestrutura e tenham custos mais baratos, pois a Santa Casa atende 67% de pacientes pelo SUS e carrega uma déficit de orçamento contínuo.

Luis Felipe Maldaner, presidente da Tecnosinos e diretor da Unitec, explica que o desenvolvimento do setor de saúde tornou-se relevante para a instituição, que teve aprovada esse ano a criação do seu primeiro curso de Medicina. E também pelo projeto de estabelecimento de uma indústria de biomedicina na região, uma mercado com potencial de R$ 2 bilhões de demanda e um novo mercado de trabalho para estudantes e startups.

Programa .Idea: como funciona

Uma vez definidos os temas dos desafios, a SAP Labs, a Unitec e a empresa participante vão divulgar, por seus canais de comunicação, os prazos e link para as startups interessadas se inscreverem. Uma banca de especialistas vai selecionar e aprovar as ideias de 10 empresas inscritas, que deverão desenvolver um produto minimamente viável em seis meses. Depois disso, elas são novamente submetidas à avaliação do corpo técnico do Labs, e três delas são escolhidas e incubadas durante 12 meses para chegarem ao produto final.

Durante todo o processo, as startups contam com o apoio, ferramentas e mentoria necessários da SAP Labs, além de espaço físico de coworking  e cursos especiais proporcionados pela Unitec, entre eles como abrir um negócio; como fazer boas apresentações;  modelo de negócios, entre outros. Além disso, terão acesso a grupos de investidores e programas internacionais de empreendedorismo.

Para as empresas, por sua vez, a mentoria da SAP às startups significa uma garantia de que as soluções encontradas têm robustez e qualidade. A SAP Labs conta com um time de certificação de produtos de parceiros que irá atestar gratuitamente, com o selo da SAP, que os produtos foram desenvolvidos e aprovados. O selo servirá como garantia, em todo o mundo, que a solução se conecta aos produtos SAP.

O .idea também pretende trabalhar em parcerias com outras incubadoras, do Brasil ou da América Latina para fomentar o ecossistema de soluções de Internet das Coisas que possam ser integradas na plataforma da SAP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.